Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Número de candidatos a bolsas chega a 676 mil até as 19h desta terça-feira
Início do conteúdo da página

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) é a coordenadora nacional da política de educação profissional e tecnológica (EPT) no país. Tem por atribuição formular, implementar, monitorar, avaliar e induzir políticas, programas e ações de EPT, atuando em regime de colaboração com os demais sistemas de ensino e os diversos agentes sociais envolvidos na área.

 Nesse conjunto, é responsável pela proposição de ações com vistas à concepção e atualização de diretrizes nacionais para a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica alinhadas às demandas sociais e aos arranjos produtivos locais.

Além do papel de coordenadora nacional da política de EPT, a Setec/MEC responde pela criação, manutenção, supervisão e fortalecimento das Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  Com mais de 100 anos de existência, a Rede Federal atua com ênfase na educação profissional e tecnológica do país, desempenhando um importante papel para o acesso do nesta modalidade da Ensino.

Neste cenário, e em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 - 2024, age no sentido de ampliar e assegurar o acesso, com qualidade, a este importante instrumento de formação profissional e pessoal de jovens e adultos e de promoção do desenvolvimento socioeconômico do país.

Veja  aqui as competências da Setec  de acordo com o Decreto nº 9.005/2017.





X
Fim do conteúdo da página