Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Uncategorised > Parlamento Juvenil do Mercosul
Início do conteúdo da página

Parlamento Juvenil do Mercosul

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de nível médio público dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentive o protagonismo juvenil para geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

Em suas diferentes fases e instâncias, o PJM significa uma experiência formativa para os jovens envolvidos. Os participantes, além de ampliar seus conhecimentos, vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade para expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para formulação de propostas que reflitam suas necessidades.

Neste sentido, o PJM busca dar voz aos jovens, habilitando-os como participantes ativos nos grupos e nas comunidades das quais fazem parte, vislumbrando a necessidade de se envolverem ativamente na esfera pública, exercendo seus direitos e pleiteando sua participação na tomada de decisões coletivas.

O principal propósito do PJM é promover e fortalecer a identidade da juventude do MERCOSUL, tornando-os cidadãos conscientes dos problemas da região.

Nesse processo, os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para proposição de soluções para problemas comuns.

Quem pode participar?

Estudantes de escolas públicas que estejam matriculados (as) e frequentando regularmente o 1º ou 2º ano do ensino médio regular ou ensino técnico integrado ao ensino médio em escolas públicas da rede estadual ou federal.

Como participar?

A seleção para o PJM ocorre a cada dois anos e para participar o jovem deve ficar atento ao edital de convocação que é publicado neste portal, no site do PJM e nas redes sociais do MEC.

Ficou interessado?

Clique aqui e conheça o PJM, fique atento ao edital e participe!

Clique aqui para outras informações sobre o PJM e o Setor Educacional do Mercosul.

 

Para maiores informações, favor contatar:

Ministério da Educação
Assessoria Internacional
Núcleo de Américas
Esplanada dos Ministérios Bloco L 8º andar sala 827
Brasília DF- Brasil - CEP: 70047-900
Telefones: +55 61 2022 7885 ou 2022 7813
Fax: +55 61 2022 7879
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

X
Fim do conteúdo da página