Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Uncategorised > Inep reabre inscrições para elaboradores de itens do Saeb até segunda-feira, 9
Início do conteúdo da página

Inep reabre inscrições para elaboradores de itens do Saeb até segunda-feira, 9

Professores de artes, educação física, letras matemática e pedagogia podem se inscrever

Professores com formação em artes, educação física, letras, matemática e pedagogia ganharam mais uma chance de participar da elaboração dos itens do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As inscrições para participar foram reabertas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até segunda-feira, 9 de março. O prazo inicial foi encerrado no dia 7 de fevereiro.

Os docentes selecionados irão compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI). O edital, com os detalhes da chamada pública, foi publicado nesta sexta-feira, 6 de março, no Diário Oficial da União (DOU).

Os professores devem anexar, durante a inscrição, os documentos que comprovem os requisitos mínimos para participar. A formação acadêmica ou continuada e a experiência docente, por exemplo, precisam ser comprovadas por documentos, como diploma na área de interesse e contrato de trabalho.

Seis perfis estão sendo chamados. O professor pode se cadastrar em mais de um perfil, mas deve fazer inscrições independentes para cada um deles.

O Inep, responsável pela aplicação do Saeb, fará a seleção e o credenciamento dos elaboradores e revisores de itens que fizerem o cadastro no portal do BC-BNI, exclusivamente por meio da página bni.inep.gov.br.

A classificação dos cadastrados de acordo com a pontuação recebida será feita a partir da comprovação de experiência profissional e acadêmica. Os selecionados irão participar de capacitação promovida pelo Inep. A divulgação preliminar dos resultados da avaliação de desempenho acontecerá em 20 de março.

Confira o cronograma completo:* Cadastramento dos colaboradores - de 6 a 9 de março de 2020;* Divulgação do resultado preliminar - até 20 de março de 2020;* Período de interposição de recursos - 2 dias úteis após a divulgação do resultado preliminar;* Divulgação final dos classificados - até dia 10 de abril de 2020

BNI – O Banco Nacional de Itens foi criado pelo Inep para fornecer insumos para as diversas avaliações que desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova ou questionário. O Inep realiza chamadas públicas para a construção de uma rede de colaboradores interessados em elaborar e revisar itens, constituindo o Banco de Colaboradores do BNI para cada avaliação ou exame em desenvolvimento.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Assunto(s): Educação , saeb , Inep
X
Fim do conteúdo da página