Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > O que o aluno concorrente ao ProUni deve fazer depois de ter sido pré-selecionado em primeira, segunda ou terceira chamada?
Início do conteúdo da página

Ministro dá aula aos alunos beneficiados pelo ProUni

Foto: Wanderley PessoaGlobalização, desenvolvimento e cidadania na relação com a universidade foi o tema da aula magna proferida pelo ministro da Educação, Tarso Genro, aos alunos beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), na quinta, 31, em Canoas, no Rio Grande do Sul, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O ministro afirmou que é necessário rejeitar modelos ultrapassados de desenvolvimento e que um projeto nacional só pode ser construído com humanidade e qualidade. "As políticas públicas precisam estar direcionadas às necessidades reais da sociedade e a educação é uma delas."

Tarso Genro foi recebido pelo reitor Ruben Becker e pró-reitores da instituição. Antes da aula inaugural o ministro saudou os alunos bolsistas do ProUni e definiu a Ulbra "como uma forte apoiadora na aprovação do ProUni". Ele destacou que 112 mil jovens de média e baixa renda, de todo o país, estão ingressando no ensino superior por causa do programa. "O apoio dessa universidade foi fundamental na viabilização do ProUni e por isso este nosso encontro é histórico", disse. O ministro destacou, ainda, alguns resultados alcançados pelo governo Lula, citando o PIB brasileiro, que em 2004 chegou a R$ 1,8 trilhão, como o melhor do país desde 1998.

A Ulbra foi escolhida para a aula magna especial por ser a universidade com maior adesão ao ProUni, com mais de 1.700 alunos matriculados em seus 14 campi, 868 dos quais em Canoas. Todos ingressaram com bolsa integral.

Além do ministro Tarso Genro, participaram da aula magna Eliezer Pacheco, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e o chefe adjunto do gabinete do ministro, Jairo Jorge da Silva.

A aula dada pelo ministro aos integrantes do ProUni, da Ulbra, foi transmitida por circuito de TV, via internet, para todos os campi da universidade no Rio Grande do Sul e nos estados do Amazonas, Goiás, Pará Rondônia e Tocantins. Um acadêmico do curso de engenharia química, da unidade de Manaus, fez um agradecimento a Tarso Genro utilizando o sistema de teleconferência. Antes do encerramento, cinco alunos entregaram uma placa comemorativa ao ministro.

Alexandre Costa

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página