Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > ProUni tem 99% das bolsas preenchidas
Início do conteúdo da página

Fies, ProUni e Enem são temas de palestra em Pelotas

Escolas públicas do ensino médio de Pelotas (RS) terão a oportunidade de conhecer, nesta quinta-feira, 9, o que são, como funcionam e a quem se destinam os programas Universidade para Todos (ProUni) e Financiamento Estudantil (Fies) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Educação. Os temas serão apresentados na cidade pelo coordenador-geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), Leonel Cunha, a convite da direção do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pelotas. A palestra será às 16h, no auditório do Cefet.

De acordo com Leonel Cunha, é importante que os estudantes das escolas públicas conheçam os programas do ministério para que possam usufruir dos seus benefícios. O Enem, explica, além de aferir os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o ensino médio, é a porta de entrada em mais de mil instituições de ensino superior das redes comunitária, filantrópica e privada que aderiram ao ProUni em 2005. O exame substitui o vestibular para o ingresso nessas instituições, diz o coordenador, daí a importância do aluno se preparar para a prova, se inscrever na data fixada pelo MEC para, posteriormente, concorrer às bolsas de estudo integrais e parciais de 50% do ProUni.

Já o Fies oferece a oportunidade de financiamento ao aluno que obteve bolsa de estudo parcial de 50% do ProUni e àqueles que precisam de recursos para custear os estudos em instituições privadas. Esse programa, criado no segundo semestre de 1999, financia 25% da mensalidade do aluno do ProUni e até 70% da mensalidade dos que não têm bolsa. O juro do Fies é de 9% ao ano e o beneficiário antecipa prestações trimestrais do juro, limitadas a R$ 50,00, durante o curso.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página