Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > Reclassificados no ProUni devem provar informações até sexta-feira
Início do conteúdo da página

Prazos do ProUni foram prorrogados

As instituições de ensino superior ganharam mais uma semana para aderir ao programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo foi prorrogado de 2 para 9 de dezembro. E o início das inscrições dos alunos, previsto inicialmente para segunda-feira, 5, passou para o dia 12, com encerramento no dia 2 de janeiro de 2006.

A mudança ocorreu porque o MEC decidiu ratificar os termos de adesão para oferecimento de bolsas para 2006 apenas depois de finalizar o processo de atualização de dados e prestação de contas, que vem sendo realizado pelas instituições que já participam do programa. Conforme o coordenador do ProUni, Celso Carneiro Ribeiro, o ministério procura, desta forma, assegurar que o benefício social do programa seja compatível com as isenções fiscais estabelecidas.

De acordo com Ribeiro, as instituições de ensino superior foram beneficiadas pela isenção de vários impostos. O ProUni, segundo ele, dá transparência às isenções e estabelece um número de bolsas para egressos da escola pública de baixa renda. As instituições devem demonstrar ao MEC a proporção de bolsistas em relação ao número total de estudantes pagantes. Além disso, o processo de atualização de dados e prestação de contas funciona como acompanhamento dos bolsistas, pois inclui informações sobre o desempenho e o rendimento dos alunos beneficiados.

O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 6 de janeiro. As inscrições deverão ser feitas pela internet, na página eletrônica do programa. Para participar, os alunos devem ter renda familiar per capita de até três salários mínimos e ter cursado o ensino médio em escola pública, ou em escola privada com bolsa integral. Todas as instituições participantes devem oferecer acesso gratuito à internet para os estudantes que desejarem se inscrever.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e de 50% em instituições particulares de todo o país. Ao todo, 1.142 instituições participaram do programa em 2005, disponibilizando 112 mil bolsas.

Desempenho – Segundo Celso Ribeiro, estudos realizados pelas instituições que aderiram ao ProUni demonstraram que os alunos beneficiados pelo programa têm desempenho igual ou melhor do que os estudantes que entraram na faculdade pelo vestibular. “Dada a oportunidade, eles reúnem as condições para o sucesso. São estudantes aguerridos e extremamente motivados que agarram e valorizam a oportunidade que tiveram”, ressalta. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página