Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > Prazo para instituições confirmarem dados do ProUni termina hoje
Início do conteúdo da página

Alunos do ProUni têm melhor desempenho na Estácio de Sá

Nesta terça-feira, 6, a Universidade Estácio de Sá prestou contas do desempenho dos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ao Ministério da Educação. O resultado apresentado mostra que os alunos que ingressaram na instituição pelo programa tiveram notas superiores aos que fizeram o vestibular.

Foram avaliados os estudantes do primeiro período de três cursos: medicina, veterinária e odontologia. Foram aprovados, em todas as disciplinas, cerca de 80% dos bolsistas de medicina, 71,4% de veterinária e 100% de odontologia. Avaliando curso a curso, os índices são mais próximos, mas continuam acima do desempenho do restante da turma. Em medicina, os alunos do ProUni tiveram média final de 7,2 e os outros, de 7,1; em veterinária, 5,8 e os demais, 5,3; em odontologia, 7,3 e o restante, 6,2.

Atualmente a instituição tem 120 mil alunos distribuídos em 42 campus do estado do Rio de Janeiro. Em 2005, foram oferecidas 1.417 bolsas do ProUni para graduação e 141 para os cursos tecnológicos, sendo 1.310 integrais e 248 parciais. A meta é preencher nove mil vagas pelo programa nos próximos cinco anos. “O número de alunos qualificados está melhorando à medida que aumenta a demanda. Este ano, mais estudantes fizeram o Enem já pensando em conseguir boas notas para obter as bolsas do ProUni”, afirma Gilberto Oliveira Castro, reitor da Estácio de Sá.

O programa usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção dos candidatos, que recebem bolsas de estudo integrais ou de 50% em universidades particulares de todo o país. Em 2005, 1.142 instituições participaram do programa, disponibilizando 112 mil bolsas. Em contrapartida, receberam benefícios fiscais.

As instituições de ensino superior podem aderir ao programa até esta sexta-feira, 9, mesma data marcada para a veiculação da campanha publicitária em rádio e televisão com o novo calendário. Os alunos podem se inscrever a partir da próxima segunda-feira, 12, até o dia 2 de janeiro de 2006.

O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 6 de janeiro. As inscrições podem ser feitas pela internet, na página eletrônica do ProUni. Para participar, os alunos devem ter renda familiar per capita de até três salários mínimos e ter cursado o ensino médio em escola pública, ou em escola privada com bolsa integral. Todas as instituições participantes devem oferecer acesso gratuito à internet para os estudantes que desejarem se inscrever.

Repórter: Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página