Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > Instituições ainda podem aderir ao ProUni
Início do conteúdo da página

Instituições ainda podem aderir ao ProUni

Foto: Wanderley PessoaAs instituições de ensino superior que desejam participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até a próxima sexta-feira, 16 para aderir ao programa. O Ministério da Educação prorrogou o prazo em uma semana porque percebeu que 166 instituições deram início ao processo de adesão e não o concluíram.

Até o momento, estão cadastradas 1.080 instituições de todo o país. Na primeira edição, participaram 1.142. As inscrições dos alunos tiveram início na segunda-feira, 12, e os interessados em concorrer a uma bolsa (integral ou de 50%) podem se inscrever até 2 de janeiro pela internet na página eletrônica do ProUni. Até terça-feira, 13, à noite, o sistema do MEC registrava 164 mil inscritos. No ano passado, foram 343.812.

As instituições recebem benefícios fiscais, mas o ministro da Educação, Fernando Haddad, frisa que, além disso, há um acréscimo de qualidade no corpo discente. Pesquisas realizadas por algumas instituições que já participam do ProUni apontam desempenho superior dos alunos bolsistas em relação aos demais, com melhores notas e menos evasão.

“As instituições têm como um dos elementos de sua própria avaliação o desempenho dos alunos. Se o bolsista está melhorando a atuação do conjunto dos estudantes, isto é muito bom para a instituição”, afirma Haddad.

O objetivo do programa é modificar a realidade do ensino superior no Brasil, um dos países da América Latina com taxa de acesso mais baixa: apenas 9% dos jovens entre 18 e 24 anos, contra 27% no Chile e 39% na Argentina. A meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é chegar aos 30% até 2011.

As instituições que aderem ao ProUni ficam isentas do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social e Contribuição para o Programa de Integração Social.

Repórter: Sandro Santos

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página