Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Uncategorised > Webconferências 2017
Início do conteúdo da página

São Paulo tem quase um terço das bolsas do ProUni

O estado mais populoso do país é o que mais bolsas oferece para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Do total de 90.241 que serão distribuídas no primeiro semestre de 2006, 27.867 serão usufruídas por alunos que estudam em São Paulo. Eles poderão optar pelos cursos de 329 instituições de ensino superior, distribuídos em 652 campi.

O Paraná é o segundo estado com mais bolsas de estudo (10.065), seguido de Minas Gerais (9.635), Rio de Janeiro (7.513) e Rio Grande do Sul (7.467) – os cinco primeiros pertencem às regiões Sudeste e Sul. O Acre, no Norte, apresenta o menor número: 166.

Com exceção de São Paulo, que concentra a maioria das instituições participantes do programa, o coordenador do ProUni, Leonel Cunha, não vê explicação lógica para a distribuição de bolsas. “Isso depende do interesse da instituição em aderir e da capacidade de oferta de bolsas de cada uma. Cada estado apresenta um dado diferenciado.”

Pode ocorrer de um estado apresentar um número reduzido de instituições e oferecer muitas bolsas, se cada estabelecimento disponibilizar um número elevado de vagas. Em 2005, 1.131 instituições ofereceram 112 mil bolsas. Para 2006, serão 1.388 instituições, que devem oferecer, ao longo do ano, um total de 130 mil bolsas. Confira a distribuição de vagas por unidade da Federação.

Os interessados devem se inscrever até o dia 2 de janeiro, na página eletrônica do ProUni.

Repórter: Sandro Santos

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página