Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Secretarias > SESU - Educação Superior > Programa Incluir - Edital e Resultados
Início do conteúdo da página

ProUni divulga número de candidatos por curso para facilitar distribuição de bolsas

Foto: Wanderley PessoaO aluno que deseja concorrer a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) já pode consultar, no ato da inscrição, o número de candidatos por curso e a nota que seria necessária para obter bolsa caso as inscrições terminassem hoje, 22 – a nota válida é a obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estas informações facilitarão a escolha para que o estudante tenha mais chance de conquistar uma vaga.

O diretor de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, Celso Carneiro Ribeiro, explica que a divulgação do número de pretendentes vai aumentar as chances de quem procura garantir uma bolsa de estudos. “O candidato pode comparar a nota que ele tem com a nota mínima, até o momento, e optar por outro curso menos disputado, caso não tenha nota suficiente para pleitear o seu preferido”, diz.

Caso o aluno escolha, por exemplo, o curso de administração (o mais concorrido) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, ele saberá que a instituição oferece três bolsas integrais, sendo uma para quem tem direito a cota. Saberá também que existem, até o momento, 532 inscrições de não-cotistas e 44 de cotistas. A nota do último classificado para bolsa regular é 66,87 e para cota é 57,22 pontos. São considerados cotistas os afrodescendentes, negros e portadores de necessidades especiais.

Com isso, o Ministério da Educação espera dar um panorama geral das vagas aos estudantes e evitar que algumas não sejam preenchidas. Dessa forma, o estudante sabe as opções em que tem mais chance de ser contemplado.

Inscrições – As inscrições para o ProUni podem ser feitas até o dia 2 de janeiro pela internet. É necessário ter realizado o Enem deste ano e feito pelo menos 45 pontos, equivalente à nota de corte do ano passado.

O candidato precisa, ainda, ter cursado o ensino médio em escola pública e ter renda por pessoa da família de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários para bolsa parcial.

Repórter: Sandro Santos

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página