Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > ProUni ultrapassa meio milhão de inscritos
Início do conteúdo da página

ProUni ultrapassa meio milhão de inscritos

Foto: Wanderley PessoaMais de 590 mil pessoas já se inscreveram no Programa Universidade para Todos (ProUni), na tentativa de conseguir bolsas de estudos numa instituição privada de ensino superior. Em todo o Brasil, 1.338 instituições oferecem mais de 90 mil vagas para o primeiro semestre de 2006. São 62.305 bolsas integrais e 27.936 parciais (50%).

Os técnicos do programa avaliam que a procura deve aumentar bastante até 2 de janeiro (último dia de inscrição), mas não se arriscam a fazer uma projeção. Eles salientam que, dos 2,2 milhões que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pré-requisito para concorrer, metade está apta a disputar uma bolsa, pois obteve 45 pontos ou mais.

O objetivo do governo federal com o ProUni é cumprir a meta do Plano Nacional de Educação, aprovado em janeiro de 2001, que fixa o prazo de dez anos para que a educação superior absorva 30% da população entre 18 e 24 anos – a taxa atual é de cerca de 10%.

A primeira condição para concorrer ao ProUni é ter feito o Enem em 2005. Quanto melhor a nota, maior a chance de conquistar vaga no curso desejado. O MEC disponibilizou um sistema que permite ao candidato avaliar em que curso ele tem mais chances de obter bolsa, baseado no seu desempenho no exame. A explicação se encontra em outra reportagem da série sobre o ProUni (abaixo).

Para concorrer à bolsa integral, o aluno deverá comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 450,00); e para a parcial, de até três salários mínimos (R$ 900,00). Os interessados devem se inscrever até o dia 2 de janeiro, na página eletrônica do ProUni. Até o fim da tarde de hoje, 27, havia 592.038 inscritos. No ano passado, houve 345 mil.

Repórter: Sandro Santos

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página