Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > Ministro ouve afrodescendentes sobre o ProUni
Início do conteúdo da página

ProUni reserva 30% das vagas para cotas

Foto: Tereza SobreiraO Programa Universidade para Todos (ProUni) tem uma política de cotas para alunos que se declaram afrodescendentes, indígenas ou portadores de necessidades especiais. O Ministério da Educação destinou aos cotistas cerca de 30% das mais de 90 mil vagas que serão distribuídas no primeiro semestre de 2006. Serão 26.436 bolsas de estudo, das quais 20.347 integrais. No segundo semestre, haverá mais.

Com o ProUni, o número de alunos negros nas universidades brasileiras aumentou em quase 50 mil este ano. Sem as políticas afirmativas do Ministério da Educação, as instituições públicas e particulares tinham em seus cursos 25% de alunos afrodescendentes — 875 mil em um universo de 3,5 milhões de alunos. Somente no primeiro semestre de 2005, com o programa, houve acréscimo de 5%. Hoje, já são 921.695 estudantes negros em cursos superiores.

Em sua primeira edição, o ProUni foi o principal responsável pela inserção maciça dos afrodescendentes, ao oferecer 46.695 bolsas de estudo para o sistema de cotas.

Realidade — O ProUni ajuda a modificar a difícil realidade do ensino superior no Brasil. O país figura entre as nações da América Latina com uma das mais baixas taxas de acesso ao ensino superior. Hoje, só 10% dos jovens de 18 a 24 anos de idade estão na faculdade. No Chile, o índice é de 27%; na Argentina, 39%; no Canadá, 62%; nos Estados Unidos, 80%.

O cálculo das cotas foi feito com base em dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2000. As inscrições para o programa são feitas somente pela internet e vão até o dia 2 de janeiro. Pode concorrer a uma bolsa de estudo o aluno que tiver cursado o ensino médio em escola pública e tenha renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e até três salários para a parcial.

Repórter: Sandro Santos

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página