Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > Prazo para instituições aderirem ao ProUni termina hoje
Início do conteúdo da página

Alunos do ProUni devem confirmar informações até fevereiro

Foto: Tereza SobreiraA partir de segunda-feira, dia 9, os estudantes pré-selecionados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) devem comparecer à instituição de ensino superior na qual foram aprovados para comprovar as informações da ficha de inscrição. O prazo se estenderá até 3 de fevereiro. Os alunos precisam confirmar renda familiar por pessoa de até R$ 450,00 para a bolsa integral ou até R$ 900,00 para a parcial, além do estudo na rede pública ou em escola particular com bolsa integral.

A lista dos pré-selecionados para o ProUni foi divulgada nesta sexta-feira, dia 6, pelo ministro interino da Educação, Jairo Jorge da Silva (foto). Das 91,1 mil bolsas ofertadas neste primeiro semestre, 86 mil foram preenchidas, o que representa 94,4% do total. “O aumento de 130% dos inscritos em relação a 2005 e o significativo preenchimento das vagas nessa primeira fase mostram que o ProUni vem se consolidando e tem uma avaliação extremamente positiva”, declarou o ministro.

Jairo Jorge destacou, ainda, o crescimento da nota média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que passou de 61 pontos em 2004 para 67 em 2005. “Para efeito de comparação, os estudantes de escolas particulares tiveram média de 52 pontos. Isso mostra que os jovens selecionados têm mérito e capacidade, mas não tinham oportunidade”, afirmou. Motivados pelas bolsas de estudo, 2,2 milhões de alunos fizeram o Enem no ano passado, mais do que o dobro em relação a 2004.

O ProUni recebeu inscrições de 797.840 estudantes, número 130% maior do que em 2005. Cada candidato pôde se inscrever em até cinco cursos. Assim como no ano passado, a nota de corte do Enem para o programa foi de 45 pontos, numa escala de zero a cem. Mais de um milhão de estudantes tiveram desempenho suficiente para se candidatar ao ProUni.

O número de instituições que participam do Universidade para Todos também cresceu: de 1.142 em 2005 para 1.232 este ano. Das 91,1 mil bolsas oferecidas, 63.027 são integrais e 28.073, parciais. Outras 40 mil, aproximadamente, estarão disponíveis no segundo semestre.

Remanescentes — Para as 5,1 mil bolsas remanescentes — 5,6% do total ofertado — será aberto um novo prazo de inscrição, entre os dias 10 e 14 próximos, na página eletrônica do programa. O MEC vai divulgar, pela internet, as instituições e os cursos disponíveis nessa segunda fase. O resultado dos candidatos aprovados nessa etapa será anunciado no dia 16.

Segundo Celso Carneiro Ribeiro, diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, os 20 melhores colocados pela nota do Enem escolheram os cursos de medicina (14 candidatos), ciências da computação (dois), direito, engenharia elétrica, ciências biológicas e química (um por curso). “Vale lembrar que esses estudantes ainda precisam confirmar os dados da ficha de inscrição na instituição de ensino para garantir a bolsa do ProUni”, disse Ribeiro.

Foto: Tereza SobreiraA primeira colocada na seleção, Ana Carolina Gaudard e Silva, 18 anos, atingiu 97,6 pontos no Enem. Moradora de Campos, Rio de Janeiro, obteve bolsa integral para a Faculdade de Medicina de Petrópolis. Após ter cursado o ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Campos, ela comemora a conquista, pois será a primeira pessoa da família a ter curso superior. “O ProUni é uma oportunidade sem igual para que jovens de baixa renda entrem na universidade e sigam seus sonhos”, afirmou.

Para seu pai, Washington de Oliveira e Silva, é uma realização familiar. “O ProUni veio democratizar o ensino superior porque as oportunidades ficaram iguais para todos”, afirmou.

Repórter: Flavia Nery

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página