Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > ProUni tem 99% das bolsas preenchidas
Início do conteúdo da página

ProUni tem 99% das bolsas preenchidas

Foto: Wanderley PessoaO Programa Universidade para Todos (ProUni) ofereceu 91.609 bolsas de estudo neste primeiro semestre de 2006. Destas, restaram apenas 1.071. As 90.538 que foram ocupadas representam 98,84% do total. O ministro da Educação, Fernando Haddad, salientou os avanços do programa, já que na primeira edição a ocupação foi de 95,61% – sobraram 4.939 bolsas do total de 112.416.

Haddad recebeu a imprensa para dar o balanço final da distribuição das bolsas, uma vez que a seleção para as vagas remanescentes terminou no sábado, 14. O ministro informou, ainda, que as 1.071 bolsas que restaram são parciais – 543 que as instituições ofereceram além do número obrigatório por lei e 528 de cursos a distância. Sobraram vagas em cursos tecnológicos, como gestão pública, logística e gestão hospitalar, além de normal superior.

Sobre o preenchimento das vagas, o ministro diz que o poder público deve perseguir os 100%, mas lembra que o programa possui um mecanismo próprio de compensação. “A instituição tem a liberdade de preencher as vagas ociosas com os alunos que já estão matriculados, respeitando os pré-requisitos socioeconômicos.”

Além do aumento de ocupação de bolsas, a segunda edição do ProUni apresentou melhora no desempenho dos alunos pré-selecionados. Os candidatos tiveram nota média de 67 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), contra 61,30 no ano passado. “É importante destacar que estes alunos estão ajudando a qualificar os cursos das instituições participantes”, observou Haddad.

Os candidatos inscritos no processo de seleção para vagas remanescentes podem consultar o resultado no portal do Ministério da Educação. Para as 5.180 bolsas, foram pré-selecionados 4.618 candidatos, de 69.021 inscritos. No próximo semestre, haverá um novo processo seletivo para distribuição de outras 40 mil bolsas.

Os selecionados têm até o dia 3 de fevereiro para apresentar documentos e comprovar renda familiar e escolaridade na instituição de ensino para a qual foram aprovados. Caso contrário, perderão a bolsa. Em 6 de fevereiro, serão abertas vagas para os candidatos da lista de espera.

Repórter: Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página