Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Estudantes > Pós-graduação > Mestrado profissional em educação a distância
Início do conteúdo da página

UNE debate reforma universitária e ProUni

Discutir propostas para um projeto de desenvolvimento nacional para o Brasil é o principal objetivo do 11º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), instância deliberativa da União Nacional dos Estudantes (UNE), que reunirá mais de três mil representantes de diretórios e centros acadêmicos de instituições de ensino superior. O evento será realizado de quinta-feira, 13, a domingo, 16, em Campinas (SP).

“Com a colaboração de vários intelectuais e políticos, vamos definir a plataforma que a UNE vai desenvolver para 2006 e apresentá-la durante o processo presidencial. Será debatida também a reestruturação nos fóruns de deliberação da entidade”, comenta Lúcia Stumps, diretora de relações internacionais da UNE.

Mais de 3,4 mil centros acadêmicos se cadastraram para participar do encontro, que deve receber cerca de cinco mil estudantes de todo o país. Durante os quatro dias de evento, haverá mesas de debate para tratar de diferentes temas, como o papel dos movimentos sociais, a reforma universitária, a reforma agrária, políticas públicas para a juventude e a preservação da Amazônia.

O primeiro dia será reservado para a recepção aos delegados, com música e exibição de vídeos universitários. No segundo dia, pela manhã, ocorrerá a abertura oficial e em seguida o painel Construir um Projeto de Desenvolvimento para o País, que contará com a participação do presidente da UNE, Gustavo Petta.

À tarde, será lançada a campanha A Amazônia é do Brasil, que depois percorrerá os nove estados que fazem parte da Amazônia Legal. No mesmo dia, ocorrerão dois painéis relacionados à educação: Avaliação e Mercantilização da Educação - Universidades Particulares e Comunitárias e Reforma Universitária.

No sábado, 15, será realizada a oficina Brasil Alfabetizado com Foco na Juventude, uma parceria do Ministério da Educação com a UNE e a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). Durante a manhã do mesmo dia, haverá um encontro dos estudantes beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Oficinas de teatro e apresentações musicais, como o grupo de forró Trio Virgulino e o rapper Marcelo D2, animarão os estudantes no intervalo dos debates. Confira a programação. Mais informações na página eletrônica da UNE.

Repórter: Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página