Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > Prazo para comprovação de dados no ProUni termina hoje
Início do conteúdo da página

Alunos com necessidades especiais ganham bolsas do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) está concedendo neste ano 1.171 bolsas, totais ou parciais, para alunos com necessidades especiais. Foram 874 pré-selecionados no primeiro semestre e outros 297 selecionados no segundo semestre de 2006. Esses estudantes não precisam comprovar estudo em escola pública para garantir a bolsa do ProUni.

A idéia, segundo o diretor de Modernização e Programas do Ensino Superior do MEC, Celso Carneiro Ribeiro, é incentivar cada vez mais o ingresso de pessoas com necessidades especiais na universidade. “Os deficientes não estão sujeitos à comprovação de terem cursado o ensino médio na escola pública, devendo apenas fazer a confirmação de renda familiar. Isso é mais uma maneira de incentivar e aumentar a participação dessas pessoas no ensino superior”, afirmou.

Mais de 200 mil universitários se inscreveram na edição atual do ProUni e, destes, 43.614 estão pré-selecionados e até o dia 14 de julho devem fazer suas inscrições nas universidades onde foram contemplados e comprovar dados informados no momento da inscrição, como renda familiar por exemplo. O candidato que não comparecer no prazo estabelecido perderá a bolsa de estudos.

A lista com os pré-selecionados encontra-se no portal do MEC e pode ser conferida também pelo telefone 0800.616161. Para saber se foi contemplado, o candidato deve ter em mãos o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. O ProUni ofereceu, no primeiro semestre deste ano, 91 mil bolsas de estudo e outras 47 mil, neste segundo semestre.

Em 24 de julho, o MEC divulgará o resultado da reclassificação, no sítio do ProUni e pelo telefone 0800-616161. Os dados relativos à oferta de bolsas, neste ano e no ano passado, estão no sítio programa.

Democracia - O ProUni possibilita o acesso de milhares de jovens de baixa renda à educação superior. O programa concede bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao programa. Em 2005, o ProUni ofereceu 112.275 bolsas e em 2006, 138.668, o que significa aumento de 24% no número de bolsas.

Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página