Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > Alunos já podem se inscrever para as bolsas remanescentes do ProUni
Início do conteúdo da página

ProUni oferece mais de 108 mil bolsas

Visite a página do ProUniO Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer 108.025 bolsas de estudos para o primeiro semestre de 2007. São 64.719 bolsas integrais e 43.306 parciais (50% do valor da mensalidade). O número é 18% maior do que o total de vagas ofertadas no primeiro semestre de 2006, quando foram concedidas 91.609 bolsas.

A quantidade de instituições de ensino superior que aderiram ao programa também cresceu. Foram 1.232 instituições em 2006 e serão 1.424 no próximo ano. Os estudantes que desejam concorrer a uma vaga no ProUni podem se inscrever desta quarta, 29, até 16 de dezembro. Os nomes dos selecionados serão divulgados pelo Ministério da Educação em 20 de dezembro.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destaca a participação positiva dos estudantes a uma vaga do programa desde a sua criação, em 2004. Já o coordenador do Prouni, Celso Carneiro, aponta que no primeiro ano do programa, 63% das instituições tinham processo seletivo próprio, enquanto hoje, o índice caiu para 33%. “Isso demonstra a confiança das instituições no processo seletivo adotado pelo MEC, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e também ilustra a qualidade dos alunos do ProUni”, explica Carneiro.

Critérios – Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Enem em 2006 e obtido nota média igual ou superior a 45 pontos, além de ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola privada como bolsista integral. Para disputar uma bolsa integral, o estudante deve comprovar renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 525). Para a bolsa parcial, renda per capita familiar de até três salários mínimos (R$ 1.050).

Para negros, indígenas ou alunos com deficiência, o ProUni reserva cotas que obedecem à porcentagem destas populações por estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os professores da educação básica, no exercício da atividade e que não tenham cursado licenciatura, normal, superior ou pedagogia, não precisam comprovar rendimento para concorrer à bolsa.

Flávia Nery

Leia mais...
Confira o que foi publicado sobre o ProUni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página