Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > Inscrições para o ProUni alcançam 108,5 mil
Início do conteúdo da página

ProUni chega a 215 mil candidatos na primeira semana de inscrição

Foto: Júlio César PaesApenas uma semana depois da abertura das inscrições, o número de candidatos a uma vaga do Programa Universidade para Todos (ProUni) ultrapassou a casa de 215 mil. “A enorme procura confirma a importância e a respeitabilidade do programa, que propicia acesso ao ensino superior a alunos de baixa renda e com mérito acadêmico, já que tiveram boas notas no Enem”, destaca o coordenador do ProUni, Celso Carneiro Ribeiro.

As inscrições continuam até o dia 16 de dezembro na página eletrônica do programa. A função de inclusão do ProUni também está assegurada aos alunos autodeclarados negros ou indígenas. Para eles, são destinadas 28.778 bolsas, sendo 20.595 integrais e 8.183 parciais, de 50% do valor da mensalidade.

Dados - Nos três primeiros processos seletivos do ProUni, realizados em 2005 e 2006, foram concedidas bolsas integrais e parciais a 201.548 estudantes. Desses, 164.993 estão matriculados e cursando o ensino superior. Outros 1.121 bolsistas já concluíram seus estudos e se diplomaram. São 9.260 os bolsistas que estão com suas bolsas temporariamente suspensas, com matrícula trancada no semestre em curso.

Desde setembro de 2005, o MEC acompanha o desempenho e a situação de todos os bolsistas do programa. Todas as instituições prestam contas e atualizam semestralmente os dados de seus bolsistas, informando índices de aprovação e de freqüência. Graças a esse acompanhamento continuado, 4.432 bolsistas (2,2% do total de bolsas concedidas) foram desligados e perderam suas bolsas por desempenho acadêmico insuficiente. Foram 4.607 os bolsistas que se transferiram de instituição de ensino, possibilidade prevista pela regulamentação do programa quando a instituição original e a de destino estão de acordo.

Voluntariamente, 8.322 bolsistas solicitaram o encerramento de suas bolsas. Por evasão escolar, caracterizada pelo abandono definitivo da instituição e pela não renovação de matrícula, 9.851 tiveram suas bolsas encerradas. “Estes casos correspondem a apenas 9% do total de bolsas concedidas”, ressalta o coordenador do ProUni. O sistema de acompanhamento do programa registra ainda 195 bolsas encerradas por falsidade de informações prestadas por bolsistas, dado que demonstra o rigor no acompanhamento das bolsas. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página