Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > ProUni é oportunidade de acesso ao ensino superior
Início do conteúdo da página

ProUni: 2.500 ganham bolsa de custeio

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira, 24, a lista dos estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) selecionados para receber a bolsa-permanência. O recurso, no valor de R$ 300,00 mensais, vai beneficiar 2.500 alunos.

Tem direito à bolsa-permanência o bolsista integral do ProUni que atender a uma série de critérios, dentre eles, estar matriculado em curso presencial com, no mínimo, seis semestres de duração; e carga horária média igual ou superior a seis horas diárias de aula. O benefício mensal se destina ao custeio das despesas educacionais do aluno e visa sua permanência, aproveitamento e conclusão do curso.

Desde sua criação, em 2005, o ProUni já concedeu bolsas de estudos integrais e parciais de 50% da mensalidade a 306 mil alunos matriculados em instituições de ensino privadas, filantrópicas, comunitárias, parceiras do programa.

Para o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, o mérito maior do programa é que os bolsistas do ProUni demonstraram, no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que são muito bons academicamente. Das 14 áreas analisadas, explica, eles apresentaram melhores rendimentos do que seus colegas não bolsistas, sendo que em nove áreas seus rendimentos foram muito melhores. “Esses resultados evidenciam que há muito talento a ser explorado nesses jovens e que, tendo uma oportunidade como esta, sabem corresponder, o que mostra ser a educação a mais eficiente ferramenta de inclusão social”, avalia. 

Assessoria de Imprensa da SESu/MEC

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página