Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Perguntas Frequentes > Prouni > ProUni fará seleção de bolsistas em novembro
Início do conteúdo da página

Governo e estudantes avaliam ProUni

O 1º Encontro dos Estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) vai reunir, neste sábado, 24, em São Paulo, os ministros da Educação, Fernando Haddad, e dos Esportes, Orlando Silva, para ouvir as reivindicações e esclarecer dúvidas dos alunos participantes do programa. O secretário de educação superior, Ronaldo Mota, também participa do evento.

Durante os meses de outubro e novembro, o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo, Augusto Chagas, participou de vários debates em instituições paulistas e organizou um diagnóstico da situação dos beneficiados pelo ProUni. De acordo com Augusto, o documento com o diagnóstico, que será entregue a Haddad, tem o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE). Para ele, as duas entidades têm papel fundamental na ampliação e possíveis ajustes do programa “que está mudando a realidade da universidade brasileira e que tem tudo a ver com as bandeiras históricas das entidades”.

Augusto explica que muitas dúvidas dos estudantes têm origem na falta de informação. “Os bolsistas desconhecem detalhes sobre seus direitos e deveres, em parte, por desconhecer a lei e as portarias que regem o programa”, diz. Nos encontros preparatórios para a reunião deste sábado, a Secretaria de Educação Superior aplicou um questionário para conhecer melhor como o estudante de São Paulo está situado no programa, quais as principais dificuldades e colher sugestões. Segundo Linda Goulart, assessora especial do ministro Fernando Haddad, foram respondidos mais de mil questionários. “Muitos estudantes dizem que só entraram na universidade porque o ProUni foi criado”, explica.

Haddad vai falar sobre os principais avanços do ProUni desde sua criação, em 2005, e o futuro do programa. O ProUni já beneficiou mais de 300 mil estudantes desde que foi criado. Só em São Paulo foram 100 mil. São esperados para o evento cerca 700 estudantes do estado. Segundo Linda Goulart, este encontro é um momento de aproximação entre o Ministério da Educação e os bolsistas e servirá de piloto para reuniões em outros estados.

O 1º Encontro dos Estudantes do ProUni será às 14h, na Unip Paraíso, Rua Vergueiro, 1211.

Manoela Frade

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página