Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Gabinete do Ministro > Assessoria internacional > Organização das Nações Unidas - ONU
Início do conteúdo da página

Organização das Nações Unidas - ONU

A atuação do MEC na ONU se dá nas diversas instituições que fazem parte das Nações Unidas, tais como a Secretaria Geral da ONU, o UNODC e a Sociedade da Informação.

Merece destaque a agenda do desenvolvimento pós-2015, da qual deverão fazer parte os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançados na Conferência Rio + 20 em julho de 2012, central para orientar os esforços internacionais em prol do desenvolvimento sustentável a partir de 2015. Importante salientar que o acesso pleno à educação de qualidade em todos os níveis é uma das condições essenciais para o efetivo alcance do desenvolvimento sustentável, assim como a erradicação da pobreza e a igualdade de gênero.

Além disso, a AI faz parte do grupo de discussão sobre o combate aos ilícitos transnacionais para o enfrentamento dos problemas associados à corrupção, ao crime e às drogas. O UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes) tem como missão prestar assessoria técnica para formular políticas e projetos que tratem as causas e os fatores de risco que afetam os temas relativos ao seu mandato.

A Sociedade da Informação surgiu de uma iniciativa da Assembleia Geral da ONU, em 2001, para a realização do World Summit on the Information Society (WSIS), que estabeleceu, em 2003, um Plano de Ações de dez anos para a construção de uma sociedade da informação para todos. Uma de suas metas principais é diminuir a então chamada exclusão digital global que separa países ricos e pobres através da ampliação do acesso à Internet no mundo em desenvolvimento. Entre os temas afetos ao MEC encontram-se e-Learning e Capacity Building.

X
Fim do conteúdo da página