Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Agenda: Prova Brasil e Saeb em novembro

Sexta-feira, 26 de outubro de 2007 - 16:09

Prova Brasil e Saeb 2007 serão aplicados em novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou portaria que define as datas da Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb): as provas serão aplicadas no período de 5 a 20 de novembro de 2007, em todo o país. Os estudantes fazem prova de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática. Além das provas, são aplicados questionários sobre o aluno, professor, diretor e escola. A Prova Brasil e o Saeb são a base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
A Prova Brasil avalia alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, da rede pública e urbana de ensino. A avaliação é universal, portanto, oferece resultados para o Brasil, para cada unidade da Federação, município e escola participantes. O Saeb, por sua vez, é uma avaliação amostral. Isso significa que nem todos os estudantes das séries avaliadas participam da prova, e por isso os resultados do Saeb são oferecidos nos âmbitos do país e unidades da Federação. Participam do Saeb alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e também estudantes do 3º ano do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural. Mais informações na página eletrônica do Inep.

Intercâmbio entre Brasil e Alemanha é debatido em São Paulo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico promovem, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de outubro, o 1º Encontro de Coordenadores do Programa Unibral. Durante a reunião, haverá avaliação e seleção de novos projetos para o Unibral, além de relatos de experiências sobre projetos em andamento. O encontro será aberto na segunda-feira, 29, às 14h30, no Hotel Golden Tulip Park Plaza, em São Paulo.
O Programa Unibral estimula a realização de parcerias entre instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha, promovendo o intercâmbio e a cooperação no ensino de graduação e missões de estudos.
Durante o encontro também serão avaliados projetos do Programa Probral, dirigido à área de pós-graduação. Mais informações sobre os programas, na página eletrônica da Capes.

Prorrogadas inscrições para a 2ª Jornada de Produção Científica

São Luís
Foram prorrogadas até o dia 4 de novembro as inscrições dos trabalhos para a 2ª Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro em São Luís (MA). O evento é promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Quem não apresentar trabalhos, mas quiser participar como ouvinte, tem prazo até o dia 30 de novembro para fazer a inscrição.
Durante o evento, serão apresentadas novas publicações sobre educação tecnológica. As cartilhas divulgam pesquisas que estão sendo realizadas em escolas da rede federal e primam pela busca da inovação, do desenvolvimento sustentável, da valorização de produtos regionais e da geração de emprego e renda para as comunidades locais. As inscrições para a jornada serão feitas exclusivamente na página eletrônica da Setec.

Inscrições abertas para ensinar português no exterior

O Programa de Leitorado, uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, recebe inscrições, até 8 de novembro, para a atividade de leitor brasileiro em universidades estrangeiras. Há vagas em Angola, Argélia, Bolívia, Eslovênia, Guiana, Jamaica e Paraguai. O candidato pode concorrer a mais de um leitorado. Os interessados devem ter nacionalidade brasileira e fluência na língua estrangeira do país para o qual pretendem se candidatar. Também é necessário ter experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros. O exercício do leitorado será de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. O leitor terá direito a passagens aéreas e auxílio financeiro mensal entre 1,2 mil a 4,2 mil dólares, de acordo com o país de destino. Mais informações na página eletrônica da Capes.

Aberto período para recadastramento e adesão das IES ao ProUni

As instituições de ensino superior (IES) privadas que queiram participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem fazer a adesão. Para isso, é preciso informar ao Ministério da Educação, até 29 de outubro, por meio da página eletrônica do ProUni, o interesse em participar do programa e que tipo de bolsa de estudos pretende conceder. As instituições que já participam do ProUni devem preencher o termo aditivo, que é obrigatório, até 1º de novembro. Tanto a adesão de novas instituições quanto o recadastramento das que já participam do programa fazem parte do processo seletivo do ProUni para o 1º semestre de 2008. Somente após esta etapa, o MEC divulgará o número de bolsas que serão ofertadas para esse período.
As instituições participantes podem oferecer bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica.

Secretaria de Educação de Salvador promove formação de conselhos escolares

Salvador
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador está realizando oficinas regionalizadas de fortalecimento dos conselhos escolares nas 366 escolas da rede municipal de ensino. Serão beneficiados 1.100 conselheiros. O encontro é uma ação do Programa Fala Conselho que, nestas oficinas, apresenta experiências para melhorar a gestão democrática nas unidades escolares.
O material didático das oficinas é oferecido pelo MEC. São dez volumes que tratam da intervenção do conselho escolar na gestão democrática, no ensino e aprendizagem, na administração, nas relações humanas, na valorização do saber e cultura dentro da escola. As oficinas estão sendo realizadas em etapas. A terceira e última etapa, sobre Conselho Escolar e a Relação entre a Escola e o Desenvolvimento com Igualdade Social, vai até 23 de novembro.

Conselho Nacional de Educação vai avaliar títulos de pós-graduação

O Conselho Nacional de Educação (CNE) está convocando, para prestar informações, as instituições de ensino superior que ofereceram cursos de mestrado e doutorado, entre os anos de 1983 e 2001, e não obtiveram avaliação favorável da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é calcular o número de concluintes dos cursos para, se possível, validar os títulos obtidos.
As instituições e os concluintes desses cursos têm até 31 de outubro para enviar ao CNE informações como local e período do curso, estrutura curricular, carga horária, titulação do corpo docente responsável, entre outros. Os dados devem ser enviados para o endereço eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Inscrições abertas para intercâmbio de doutores

Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições para o Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com o Conselho de Presidentes de Universidades da França. Os estudantes brasileiros precisam estar matriculados em cursos de doutorado avaliados pela Capes, deverão ter completado um total de créditos compatível com o programa de estudos bem como o projeto de pesquisa a ser desenvolvido na instituição de destino. O programa concede bolsas de estudos na modalidade doutorado-sanduíche, em regime de co-orientação ou co-tutela. Para saber mais sobre o programa acesse o edital.

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias