Provinha Brasil
Provinha Brasil

Provinha Brasil avaliará leitura de crianças de seis a oito anos

Provinha Brasil: crianças alfabetizadas até os oito anos (Foto: João Bittar)A exemplo do que ocorre com os alunos do ensino fundamental e médio, as crianças de seis a oito anos de idade também passaram a ser avaliadas na escola. A Portaria Normativa nº 10, de 24 de abril de 2007, do Ministério da Educação, criou a Provinha Brasil, instrumento de aferição do desempenho escolar implantado nos municípios e no Distrito Federal.

Com a Provinha, o MEC verifica se os alunos da rede pública são efetivamente alfabetizados aos oito anos. Se isso não ocorre, são criadas as condições para corrigir o problema, com aulas de reforço. A meta do MEC é que nenhuma criança chegue à quarta série do ensino fundamental, aos nove ou aos dez anos, sem domínio da leitura e da escrita.

A Provinha Brasil, voluntária para os municípios, é aplicada pelo professor. Ela avalia os conhecimentos adquiridos pelos estudantes nos três anos iniciais do ensino fundamental, o qual compreende o ciclo de alfabetização.

Para que os gestores municipais entendam o funcionamento da Provinha e seus objetivos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) distribui um caderno de orientações e define critérios para a participação das redes públicas. Os municípios que aderem ao plano de metas do compromisso Todos pela Educação recebem um kit sobre a Provinha, com cópia da prova, carta com instruções e sugestões de aplicação, manual do aplicador, guia de correção, documento explicativo sobre as matrizes e escalas. Um outro documento mostra o que fazer com os resultados dos testes.

Assessoria de Comunicação Social