Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pactuação na Bolsa Formação/Pronatec

A articulação de diversos ministérios, secretarias e redes de ensino para promover a educação profissional e tecnológica no País é chamada pactuação

 A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica  do Ministério da Educação (Setec/MEC) promove, nas ações da Bolsa Formação,  a articulação entre os atores que demandam cursos de educação profissional e tecnológica (denominadas “instituições demandantes”) com as instituições que desenvolvem cursos de educação profissional e tecnológica (EPT) (denominadas “instituições ofertantes”).

Chamado de “Pactuação”, este processo é um dos diferenciais da Bolsa Formação e envolve um esforço coletivo de diversos ministérios, secretarias estaduais de educação e as diferentes redes de educação profissional e tecnológica.

Seu resultado é uma ação articulada de políticas públicas como, por exemplo:

  • Portal Mais Emprego (MEC/MTE): integração entre o sistema de acompanhamento de egressos do Pronatec e o sistema de colocação profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
  • Pronatec Campo (MEC/MDA): formação profissional para atender a população do campo em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Passos do processo de pactuação:

1. As instituições demandantes apresentam à Setec seus Mapas de Demandas Específicas (MDE) de cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional e cursos de educação profissional técnica de nível médio;

2. O MEC consolida os mapas em conjunto com as instituições ofertantes em um único Mapa das Demandas Identificadas (MDI);

3. As instituições ofertantes de cursos de EPT apresentam suas propostas de oferta à Setec/MEC a partir do MDI;

4. A Setec/MEC analisa e aprova as vagas a serem ofertadas e publica no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Na pactuação ficam estabelecidos os cursos a serem disponibilizados, público-alvo, quantidade de vagas, instituição, unidade ofertante e o município, com o objetivo de possibilitar que o público atendido realize cursos que gerem mais oportunidades ocupacionais.

Relatórios de pactuação de vagas

São disponibilizadas informações sobre os cursos ofertados, número de vagas, unidades de ensino, localização, entre outras informações do processo de pactuação entre parceiros ofertantes, parceiros demandantes e o Ministério da Educação. São denominados “Extratos”.

Extratos 2019



Extratos 2018

 

Extratos 2017

 


Extratos 2016


Extratos 2015

Para saber mais acesse:

 

Voltar à página inicial da Setec

X
Fim do conteúdo da página