Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Benedito Aguiar toma posse como presidente da Capes
Início do conteúdo da página
Cerimônia

Benedito Aguiar toma posse como presidente da Capes

  • Terça-feira, 11 de fevereiro de 2020, 19h44

Professor e engenheiro é o 22º titular da história da agência

O professor e engenheiro Benedito Guimarães Aguiar Neto tomou posse como presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes) nesta terça-feira, 11 de fevereiro. Aguiar é o 22º presidente da agência, criada em 1951.

Benedito Aguiar lidera a Coordenação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. A Capes investe na formação de recursos humanos e de professores da educação básica, além de promover a cooperação científica internacional por meio de concessão de bolsas e fomentos à pesquisa, de avaliação e acesso, e divulgação da produção científica.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, esteve na cerimônia de posse e afirmou que Benedito Aguiar terá o desafio de aprofundar o trabalho que estava sendo feito pelo ex-presidente da Capes, Anderson Correia. “O presidente Bolsonaro prioriza área de pesquisa, área de ensino. Mostrando os números e dando transparência em como e onde está sendo aplicado o recurso, não falta. Tenho certeza que capacidade e coragem não lhe faltam”, disse.

A posse vem menos de um mês após a nomeação, publicada na edição de 24 de janeiro do Diário Oficial da União (DOU). Até assumir a presidência da Capes, Aguiar atuava como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), cargo que ocupava desde 2011.

Benedito Aguiar ressaltou que será uma grande honra servir ao país e ao governo do presidente Jair Bolsonaro por meio da presidência da Capes. “Recebo esse desafio com as melhores expectativas, com motivação. Pretendo dinamizar e valorizar o conhecimento científico, a inovação tecnológica, de tal maneira que o sistema de pós-graduação brasileiro possa contribuir para a solução dos grandes problemas nacionais”, ressaltou.

Benedito Aguiar sucede o também engenheiro Anderson Correia, titular da Coordenação de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020. O ex-presidente da autarquia assumiu a reitoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Formação – Benedito Guimarães Aguiar Neto é graduado (1977) e mestre em engenharia elétrica (1982) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha (1987), e tem pós-doutorado pela University of Washington, nos Estados Unidos (2008).

Trajetória acadêmica – Na UFPB, foi coordenador do curso de engenharia elétrica e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, mesmo cargo ocupado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ainda na UFCG, foi professor titular do departamento de engenharia elétrica e do programa de pós-graduação nas áreas de telecomunicações e processamento de sinais.

Outras funções – Aguiar foi editor da Revista de Ensino de Engenharia da (ABENGE) e diretor acadêmico. Foi presidente do conselho diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, de 2003 a 2005, vice-presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, membro das comissões de Assessoria do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e de Especialistas de Engenharia do Ministério da Educação/Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (MEC/Confea), bem como do conselho curador da Fundação Padre Anchieta.

O novo presidente da Capes também foi avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), vice-presidente, para o Brasil, da Organização Universitária Interamericana (OUI), e membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Consea/Fiesp).

Prêmios – Durante sua carreira profissional e acadêmica, Benedito Guimarães Aguiar Neto foi agraciado com os títulos de doutor honoris causa pelo Gordon College (EUA), de professor emérito pela UFPB, de cidadão campinense pela Câmara Municipal de Campina Grande-PB, de cidadão paraibano pela Assembleia Legislativa da Paraíba, e membro honorário da Força Aérea Brasileira, com as medalhas Amigos da Marinha e Exército Brasileiro.

11/02/2020 - Benedito Aguiar toma posse como presidente da Capes - Fotos: Gabriel Jabur/MEC

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes

X
Fim do conteúdo da página