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Pesquisas e dados

Escola do interior de Goiás se destaca na Prova Brasil

  • Quarta-feira, 05 de julho de 2006, 14h06

A Escola Estadual de Ipameri, de Ipameri (GO), conseguiu o primeiro lugar entre todas as escolas públicas daquele estado e também entre as da região Centro-Oeste na prova de matemática da 4a série do ensino fundamental da Prova Brasil. Os estudantes da Escola Estadual de Ipameri tiraram 245,4 pontos em matemática, o que significa 36,9 pontos a mais do que a média nacional dos alunos de quarta série das escolas estaduais, nessa disciplina e série, que ficou em 182,3 pontos.

Entre as escolas municipais do País, a média de matemática na quarta-série ficou em 178,7. Na região Centro-Oeste, os alunos desta série tiraram 186,3 em matemática (escolas estaduais) e 179,3 (escolas municipais), ou seja uma média geral de 182,7. No Brasil, a média geral de matemática da quarta série ficou em 180 pontos (escolas municipais e estaduais), pontuação que cai para 169,8 na região Norte e 166,4 na região Nordeste.

Os alunos da quarta série de todas as escolas públicas da região Sul tiraram a média mais elevada por região do País: 188,5, seguida da região Sudeste, 185,5 pontos. Tiveram destaque nessa prova e série as seguintes escolas da região Centro-Oeste: Escola-Classe 106 Norte, primeiro lugar no Distrito Federal e 66o lugar ao nível nacional; Estadual Pólo Professora Regina Lùcia Nunes, de Campo Grande, 224,4 pontos, primeiro lugar em Mato Grosso do Sul e 262o lugar no Brasil; e  Estadual Getúlio Dornelles Vargas, em Primavera do Leste, 213,9 pontos, primeiro lugar em Mato Grosso e 980 lugar a nível nacional.

Na prova de Português da quarta série, as melhores notas por estado na região Centro-Oeste ficaram com a Escola-Classe 316 Norte do Distrito Federal, 231,4 pontos; Escola Municipal Geraldo Castelo, Campo Grande (MS), 225,3; Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação, Goiânia (GO), 223,2 pontos; e Estadual 13 de Maio, de Porto Alegre do Norte (MT), 211 pontos.

Ainda na região Centro-Oeste, três escolas conseguiram os primeiros lugares em língua portuguesa e matemática da oitava série, nos seus respectivos estados. São elas: Escola Estadual São José, de Campo Grande (MS), 273,4 em língua portuguesa e 308,8 em matemática; Centro de Ensino e Pesquisa (Cepae), de Goiânia (GO), 282,4 nas duas disciplinas; e Colégio Militar de Brasília (DF), 316,1 nas duas disciplinas. Em Mato Grosso, alunos da oitava série da Escola Municipal Ministro Marcos Freire, de Cuiabá, tiraram 254,4 pontos, a maior nota desta série e disciplina no estado: e  os estudantes da Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhard, de Sorriso, ficaram com 277,3 em matemática.

Distrito Federal - No ranking nacional da Prova Brasil, as melhores notas estão com os 39.613 alunos de 335 escolas do Distrito Federal. Eles fizeram a melhor pontuação, 190,4 em língua portuguesa; e 198,8, em matemática, relativos à quarta série do ensino fundamental.

Já os de oitava série da rede pública do DF conseguiram 232,1 pontos em língua portuguesa; e 248,7 em matemática. Em ambas as provas e nas duas séries (quarta e oitava), os alunos brasilienses também fizeram pontuação melhor do que suas notas no Saeb de 2003.

Um total de 261.669 alunos de quarta e oitava séries de 3.313 escolas de 460 municípios da região Centro-Oeste participaram da Prova Brasil. Foram 39.805 estudantes de 336 escolas públicas do Distrito Federal; 111.519 alunos de 1.620 escolas de Goiás; 61.007 alunos de 761 escolas de Mato Grosso; e 49.338 estudantes de 596 escolas de Mato Grosso do Sul.

Objetivos - A Prova Brasil avaliou o conhecimento de língua portuguesa (com foco em leitura) e matemática (com foco em solução de problemas) de 3.306.317 estudantes de 4a e 8a séries do ensino básico da rede pública do Pais. As provas foram aplicadas em cerca de 160 mil turmas de 41 mil escolas urbanas, em 5.398 municípios, em novembro de 2005. Realizada pelo Inep/MEC, com a participação das secretarias estaduais e municipais de Educação, a Prova Brasil indica os resultados por escola e dá subsídios para maior pressão pelo ensino de qualidade, para mobilização e comparações de escola por escola, município por município, e níveis estaduais e nacional

Mais informações na página eletrônica do Inep.

Repórter: Susan Faria

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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