Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escola torna mais atraentes as aulas de matemática e português
Início do conteúdo da página
Diversidade

Observatório da Educação lança edital

  • Sexta-feira, 25 de julho de 2008, 14h23

Um total de R$ 5,5 milhões serão investidos anualmente, durante quatro anos, em projetos de pesquisa em educação vinculados a cursos e programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). O Observatório da Educação, parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou seu segundo edital nesta quinta-feira, 24, pelo qual convoca pesquisadores e acadêmicos a apresentarem suas propostas. O edital conta também com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad).

O foco do edital são as questões relacionadas à docência e à formação dos profissionais da educação básica. Serão financiados até 20 projetos. Os participantes devem ser de núcleos locais – compostos por, pelo menos, um programa de pós-graduação stricto sensu de uma instituição de ensino superior, um docente orientador, um estudante de doutorado e dois de mestrado (para programas que oferecem os cursos de mestrado e doutorado) ou três de mestrado (para programas só de mestrado) e até seis estudantes de graduação – ou de núcleos em rede, compostos por pelo menos três programas de pós-graduação stricto sensu de instituições distintas, sendo uma delas a instituição sede; três docente orientadores, nove estudantes de doutorado ou pós-doutorado ou mestrado e até 18 estudantes de graduação.

Os interessados têm prazo até as 23h59 do dia 8 de setembro, impreterivelmente, para enviar suas propostas exclusivamente para o endereço eletrônico do Observatório: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Elas devem ser encaminhadas pelo coordenador do núcleo local ou pelo coordenador do núcleo em rede e pelo pró-reitor de pesquisa ou de pós-graduação da instituição sede. 

Os projetos deverão se enquadrar nos seguintes eixos temáticos: educação básica, educação superior, educação profissional e tecnológica, educação continuada, educação de jovens e adultos, educação especial, educação no campo, educação quilombola, educação integral ou educação a distância.

O Observatório da Educação é uma iniciativa para promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas educacionais, com a finalidade de estimular a produção acadêmica. O edital visa também à disseminação das informações dos bancos de dados do Inep. Foi criado em junho de 2006, quando foi lançado o primeiro edital, que selecionou 28 propostas cujas pesquisas estão em andamento.

Assessoria de Imprensa do Inep

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página