Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC e tribunais de contas vão fiscalizar execução de metas dos planos de educação
Início do conteúdo da página
Transporte escolar

Fechado acordo com a Marinha para a construção de lanchas

  • Quinta-feira, 29 de outubro de 2009, 12h13
A partir do ano que vem, lanchas escolares transportarão, de forma segura e confortável, os estudantes da educação básica pública residentes em regiões ribeirinhas. Termo de cooperação para a construção de 600 lanchas foi firmado na quarta-feira, 28, entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Marinha do Brasil, em solenidade realizada em Brasília.

Assinado pelo presidente do FNDE, Daniel Balaban, e pelo diretor de engenharia naval da Marinha, contra-almirante Francisco Roberto Portella Deiana, o acordo terá duração de dois anos e quatro meses. Das 600 lanchas escolares, 180 serão entregues em 2010; outras 360 em 2011 e as últimas 60, em 2012. O investimento será de R$ 134,5 milhões. As embarcações serão construídas nas bases navais de Val-de-Cães, em Belém (300 unidades), de Natal (200) e de Aratu, em Salvador (100).

O acordo faz parte do termo de compromisso firmado em 15 de julho deste ano entre o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa para a produção inicial de 1,5 mil lanchas, com meta final prevista de três mil unidades, destinadas a municípios de áreas ribeirinhas. “Com essa iniciativa pioneira, vamos beneficiar milhares de crianças que precisam do transporte fluvial para estudar”, afirmou Balaban.

O contra-almirante Deiana disse que a Marinha tem orgulho de participar do projeto e de usar as bases navais para a construção das embarcações. “Isso garante solidez ao projeto, que no futuro será repassado à iniciativa privada”, disse.

Terão prioridade no recebimento das embarcações os municípios da região Norte. “Estima-se que 40% dos alunos dessas localidades usem barcos ou canoas para ir à escola”, disse o coordenador-geral do programa Caminho da Escola, José Maria Rodrigues de Souza. Dados preliminares da Pesquisa Nacional de Transporte Escolar, realizada pelo FNDE, revelam que pelo menos 208 municípios usam embarcações para transportar estudantes.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE
X
Fim do conteúdo da página