Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Secadi

Nova secretária é empossada com a missão de promover a inclusão

  • Quarta-feira, 08 de junho de 2016, 17h14

O ministro Mendonça Filho, ao empossar Ivana de Siqueira, destacou seu compromisso com as causas sociais (Foto: Isabelle Araújo/MEC)“Indiscutivelmente uma pessoa engajada historicamente com as causas das políticas sociais”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho, ao referir-se a Ivana de Siqueira, que a partir desta quarta-feira, 8, passa formalmente a comandar a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).

Ao assinar o termo de posse, Mendonça ressaltou o comprometimento da nova secretária com as causas da educação e dos direitos humanos. “A doutora Ivana de Siqueira, com a equipe que está montando, terá uma responsabilidade muito grande no cumprimento da sua missão grandiosa de nos ajudar, aqui no MEC, em políticas públicas extremamente relevantes, promovendo a diversidade”, afirmou o ministro.

Ivana de Siqueira é graduada em psicologia, com especialização em educação e desenvolvimento e mestrado em educação. Ela retorna ao Ministério da Educação, onde já atuou na educação especial entre 1994 a 2003, quando foi cedida para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Além de ter sido atuante em conselhos e organizações civis, a nova secretária participou das discussões e mobilizações para a elaboração do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Antes de seu retorno ao MEC, foi diretora de Logística do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Em seu discurso de posse, a nova secretária ressaltou os desafios e principais pautas da Secadi. “A minha história profissional sempre foi em defesa dos direitos humanos e inclusão. A agenda da Secadi é uma das mais importantes e extensas desta pasta, pois dá visibilidade aos sujeitos, aos contextos, aos temas e às questões que foram negligenciadas por muitos anos no nosso país, principalmente no campo da educação”, disse.

Durante a cerimônia também foram apresentados novos membros da equipe da Secadi. Rivaldo Alves Casado Filho assume a diretoria de políticas de educação para a juventude; Patrícia Neves Raposo, a diretoria de políticas de educação especial; Bruno Alves de Jesus,  a coordenadoria geral de acompanhamento e avaliação das políticas de inclusão educacional para a juventude da Diretoria de Políticas de Educação para a Juventude, e Raquel Nascimento Dias a coordenadoria geral de educação para as relações étnico-raciais da Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais.

A Secadi é responsável por implementar políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais.

Leia também: Nova secretária quer direitos da sociedade postos em prática

Assessoria de Comunicação Social

Ouça:

Assista:

X
Fim do conteúdo da página