Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Diversidade

Uniafro recebe inscrições até o dia 17

  • Terça-feira, 04 de abril de 2006, 12h52

Termina no próximo dia 17 o prazo de inscrição no Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Públicas de Educação Superior (Uniafro). O programa conta com R$ 2,5 milhões para apoiar projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária voltados para a implementação de políticas de ação afirmativa para a população negra. Serão apoiados projetos de até R$ 150 mil.

Podem se inscrever universidades federais e estaduais e centros federais e estaduais de educação tecnológica que ofereçam formação de nível superior e contem com núcleos de estudos afro-brasileiros (Neabs) ou correlatos. O projeto deve ter um coordenador e contemplar pelo menos um dos três eixos do programa — publicações, formação de profissionais da educação e promoção do acesso e da permanência na educação superior.

As publicações, obras, materiais didático-pedagógicos e paradidáticos, devem abordar a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) nº 3, de 2004, e a Resolução do CNE nº 1, de 2004, com ênfase em aspectos regionais. Os cursos, presenciais ou a distância, devem contemplar, prioritariamente, as áreas de história do negro no Brasil e nas Américas, literatura afro-brasileira e africana, história da África e educação nas relações étnico-raciais.

O Uniafro é desenvolvido pelas secretarias de Educação Superior (SESu/MEC) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Em 2005, nove universidades federais e nove estaduais foram contempladas pelo programa, entre 42 instituições inscritas. “A expectativa é de maior número de inscritos este ano com os novos Neabs”, disse a coordenadora do programa, Deborah Silva Santos.

Ao fazer a inscrição, pela internet, é necessário preencher e enviar formulários de projeto básico e de plano de trabalho, a partir dos modelos disponíveis. O edital foi publicado no Diário Oficial da União dos dias 14 e 15 de março último.

Mais informações pelo telefone (61) 2104-9309.

Súsan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página