Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Diversidade

Seminário propõe bolsa para estudantes afro-brasileiros

  • Sexta-feira, 08 de dezembro de 2006, 17h27

Participantes do Seminário Nacional de Avaliação do Uniafro apresentaram proposta, nesta sexta-feira, 8, de inclusão da bolsa-auxílio no edital do Uniafro de 2007, para estudantes afro-brasileiros que fazem parte do programa.

A bolsa-auxílio dará condições para a permanência dos estudantes afrodescendentes no Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Públicas de Educação Superior (Uniafro). A bolsa fortalecerá, também, um dos objetivos do programa, que é reduzir as desigualdades étnico-raciais e regionais.

Outras propostas, como o aumento de cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão voltados para a história da África, da cultura negra e do negro no Brasil, foram aprovadas. Estes cursos são incentivados pelo  Uniafro nas universidades federais e estaduais.

A maior participação dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neabs) no programa também foi uma das sugestões aprovadas. Segundo uma das organizadoras do seminário, a técnica em assuntos educacionais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) , Bárbara Rosa, essa abrangência aumentará a integração entre os núcleos universitários, gerando o fortalecimento dos projetos apoiados pelo Uniafro.

As ações aprovadas ainda serão avaliadas pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), pela Secad e a Consultoria Jurídica do Ministério da Educação, em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias. As propostas aprovadas farão parte do próximo edital.

Fabiana Gomes

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página