Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cooperação Brasil-Finlândia entrega certificados a docentes
Início do conteúdo da página
Educação especial

Ines prorroga inscrições para o primeiro vestibular

  • Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2006, 14h30

As inscrições para o primeiro vestibular do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) foram prorrogadas até o dia 16 de fevereiro. O curso superior vai formar em licenciatura, língua portuguesa e linguagem brasileira de sinais (Libras) tanto deficientes auditivos como pessoas sem essa deficiência. O objetivo do órgão, ligado ao Ministério da Educação, é formar professores bilíngües para atender à política de educação inclusiva na rede pública e nas escolas especializadas sem fins lucrativos. Existem mais de 66 mil estudantes com deficiência auditiva matriculados na educação básica e 900 no ensino superior.

Para a diretora-geral do Ines, Stny Basílio dos Santos, a faculdade bilíngüe com língua de instrução em Libras é um anseio antigo da comunidade com deficiência auditiva. “O curso é aberto a pessoas surdas e ouvintes (não surdas). Com o nosso curso, eles terão uma formação mais adequada, já que existem poucos professores com domínio de Libras”, explica.

Serão oferecidas 60 vagas: 30 para surdos e 30 para outros candidatos. Os interessados devem ter concluído o ensino médio e ser fluentes na linguagem brasileira de sinais.

Inscrições – Os candidatos devem se inscrever somente na página eletrônica Objetiva Concursos. O processo de seleção ocorrerá em duas etapas. Em 12 de março, serão feitas a prova de redação e a prova objetiva, com questões de língua portuguesa e literatura, língua estrangeira, física, química, biologia, matemática, história e geografia. Já o exame de conhecimento de Libras será realizado de 19 a 21 de março.

Este é o primeiro curso de graduação bilíngüe para surdos e ouvintes, criado pelo Ministério da Educação.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página