Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação especial

Estenografia braille será lançada este ano

  • Quinta-feira, 27 de abril de 2006, 11h12

A Comissão Brasileira do Braille vai lançar este ano algumas publicações como a estenografia braille, que normatiza as abreviaturas da linguagem, o código matemático unificado e fazer uma revisão do livro Química Braille. As decisões foram tomadas durante reunião no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, que segue até sexta-feira, 28.

“A normatização do uso do braille para estenografia facilita a leitura do aluno”, garante Kátia Maragon, coordenadora-geral de Desenvolvimento da Educação Especial do Ministério da Educação. Ela participa da comissão, que foi criada em 1999 para produzir materiais que servirão de modelo para todo o país.

Nesta quarta-feira, 26, foram apresentados os novos membros: José Carlos Rodrigues, do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Santa Catarina; Cecília Maria Oka, da Fundação Laramara; Iracema Vilaronga Rodrigues, do Instituto de Cegos da Bahia; e Olga Itocaso, da Fundação Dorina Nowill. Eles ainda têm mais três reuniões marcadas para este ano. Outras propostas que estão sendo estudadas são a atualização das normas técnicas para transcrição de textos em braille e o lançamento da grafia braille para fonética.

Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página