Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro inaugura instalações e destaca a atuação da UFF
Início do conteúdo da página
Educação no campo

Encontro nacional do Projovem Campo

  • Terça-feira, 16 de setembro de 2008, 14h38

Representantes de 19 estados, entre técnicos  de secretarias estaduais e universidades, estão reunidos em Brasília no 1º Seminário Nacional de Formação de Formadores do Programa Projovem Campo – Saberes da Terra. O encontro foi aberto na segunda-feira, 15, e vai até sexta-feira, 19.

O programa prevê a escolarização de jovens agricultores familiares no nível fundamental, na modalidade de educação de jovens e adultos, integrado à qualificação profissional.

“O Projovem Campo representa um resgate social dessa parcela de jovens que chega a mais de quatro milhões em todo o país”, afirma o  diretor de Educação para a Diversidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Armênio Bello Schmidt, em relação aos jovens do campo entre 18 e 29 anos.

Os técnicos das secretarias, universidades, os centros federais de educação profissional e tecnológica do Pará (Cefet-PA) e de Cuiabá (Cefet-MT) e representantes dos comitês estaduais de educação do campo receberão formação para se familiarizarem com a metodologia do programa. Depois de formados, os técnicos das universidades e dos Cefets repassarão o conhecimento aos professores e coordenadores de turmas do programa.

“Além da elevação da escolaridade, o programa oferece qualificação profissional para que o conhecimento ajude o aluno no dia-a-dia”, disse Schmidt. De acordo com o diretor, 35 mil jovens devem ser atendidos pelo programa. Do total de vagas, 42% delas serão destinadas aos municípios beneficiados pelo programa Territórios da Cidadania.

Os objetivos do encontro são: apresentar a política nacional de educação do campo e de juventude; discutir agricultura familiar e sustentabilidade, agroecologia e uma base técnica comum da qualificação profissional do programa. Durante o seminário, os técnicos também conhecerão os cadernos pedagógicos nacionais e terão acesso ao material didático específico à educação de jovens e adultos do campo, com a apresentação, por exemplo, de diferentes biomas nacionais.

No encontro, também será construído o calendário nacional de execução do programa e sanadas dúvidas quanto aos procedimentos de implementação. Este é o primeiro encontro de formação do Projovem Campo. De acordo com Schmidt, a expectativa é promover formação contínua, com  dois encontros anuais. O próximo deve ocorrer no primeiro semestre de 2009.

Maria Clara Machado

Republicada com alteração de informações

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página