Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cefet-CE certifica conhecimento em língua inglesa
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Cefet-CE certifica conhecimento em língua inglesa

  • Quarta-feira, 30 de agosto de 2006, 13h20

Alunos da comunidade acadêmica cearense interessados em ter domínio comprovado no idioma inglês, para estudar nos EUA ou Canadá, não precisam mais sair do Ceará para fazer o teste de inglês como língua estrangeira, o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Credenciado pelo instituto americano Educational Testing Service (ETS) desde maio, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-CE) já aplicou o teste quatro vezes e encaminhou 21 candidatos ao exterior. Atualmente, o teste é aceito em quase todos os países do mundo. No Brasil, as universidades o exigem como requisito para o doutorado.

Os interessados em estudar nos EUA e no Canadá precisam ser aprovados no exame. O propósito do TOEFL é avaliar o domínio do idioma inglês em estudantes que não o tenham como língua nativa.

O assessor para Assuntos Internacionais do Cefet-CE e diretor de Relações Internacionais da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica Gutenberg Albuquerque conta que o teste está na sua terceira geração. A prova é feita on-line e em apenas 15 dias sabe-se o resultado. "Quando estávamos na primeira geração, o aluno esperava quatro meses", explica.

O Cefet-CE tem cinco laboratórios com equipamentos de ponta e pessoal treinado para aplicar as provas. O TOEFL costuma ser concedido por centros binacionais, centros de línguas e cursos de inglês.

Prova - O exame avalia as habilidades dos candidatos em ouvir, falar, ler e escrever na língua inglesa. A prova consiste em avaliações de leitura, compreensão e audição. Prossegue com um teste oral e com duas composições escritas. O resultado é enviado ao candidato e à instituição de ensino em que pleiteia uma vaga.

Mais informações sobre o TOEFL podem ser obtidas na página eletrônica do instituto. Dúvidas sobre a aplicação do teste no Cefet-CE devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Repórter: Ana Júlia Silva de Souza

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página