Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Institutos federais

Assessores internacionais da rede vão receber capacitação

  • Sexta-feira, 26 de novembro de 2010, 19h05
Assessores internacionais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estarão reunidos em Brasília, a partir desta segunda-feira, 29, até 3 de dezembro, para o curso de estratégias de cooperação e relações internacionais, promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Com o objetivo de incentivar políticas voltadas para a internacionalização das ações da rede, serão dadas orientações para elaborar e gerenciar projetos de cooperação, além de diretrizes para o estabelecimento de parcerias com outros órgãos nacionais e estrangeiros.

“Apesar de alguns institutos federais já possuírem um longo histórico de ações internacionais, grande parte da rede federal ainda está em um processo de estruturação das suas assessorias internacionais”, afirma Rodrigo Torres, assessor internacional da Setec.

Ações – Vários projetos internacionais estão em curso na rede federal. Um dos destaques é o Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, que objetiva a inclusão de 1 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social nas regiões Norte e Nordeste do país. Em outubro deste ano, foram assinados mais de 40 convênios entre institutos federais de todo o Brasil e os Colleges Canadenses, parceiros do projeto.  Os convênios permitirão aos estudantes da rede federal a oportunidade de fazer intercâmbio em escolas técnicas canadenses.

Recentemente, outra parceria, desta vez com a França, foi estabelecida com o objetivo de promover projetos nas áreas de indústria aeronáutica, automotiva e eletrônica, de saúde pública e assistência social, turismo, hotelaria e gastronomia.

Danilo Almeida
X
Fim do conteúdo da página