Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escola do Distrito Federal inova em metodologia de ensino bilíngue para estudantes surdos
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Cefet-AL e ONG vão beneficiar periferia de Maceió

  • Terça-feira, 06 de junho de 2006, 10h05

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL) e a ONG Estação Esperança, organização não-governamental voltada à promoção de ações sociais, estão desenvolvendo uma parceria que irá beneficiar diretamente a população de Maceió.

O primeiro contato entre as instituições ocorreu no último dia 2 de junho. Participaram do encontro o diretor-geral do Cefet-AL, Roland Gonçalves, e a presidente da ONG, Lourdinha Lyra. Foram discutidos projetos que visam promover ações sociais nos bairros da cidade.

A presidente da ONG explicou que a proposta de parceria tem como meta levar políticas de educação, artes, cultura e esportes à periferia da cidade para capacitar jovens, donas-de-casa e profissionais que estão desempregados, por intermédio de cursos e ações de geração de renda. “Neste contexto poderiam ser inseridos professores do Cefet-AL das áreas de esportes, design e outras que se enquadrem no projeto”, explicou. Um dos projetos citados por Lourdinha como prioritário é o Artes nos Bairros, que consiste em cursos rápidos de artes plásticas e de artesanato nas comunidades carentes.

“Andei por toda a periferia de Maceió e senti essa necessidade em muitas famílias que, desesperançadas, ficam ociosas”, disse. Segundo ela, existem muitas comunidades carentes na cidade, mas a ONG tem a pretensão de levar a parceria com o Cefet-AL, primeiramente, à comunidade da orla lagunar, no dique-estrada, e trabalhar com as catadoras de sururu.

O diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Cefet-AL, Dácio Camerino, também participou da reunião. Ele citou o projeto Escola de Fábrica, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), como mais uma possibilidade dessa parceria ser ampliada. O programa consiste na qualificação de jovens na própria empresa, oferecendo-lhes a chance de serem aproveitados no final do curso.

No mês de julho será marcado um novo encontro entre os parceiros, para definir os projetos e ações a serem implantadas.

Mais informações na página eletrônica do Cefet-AL ou pelo telefone (82) 3326-4351. (Assessoria de Comunicação da Setec)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página