Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo federal lança carteira estudantil digital e gratuita
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Catálogo dos Cursos de Tecnologia recebe sugestões até o dia 12

  • Quarta-feira, 07 de junho de 2006, 07h03

Foto: Wanderley PessoaA comunidade acadêmica tem prazo até o dia 12 para apresentar sugestões de aprimoramento do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. A versão preliminar do documento foi lançada em maio pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). No mesmo dia foi aberta a consulta pública.

A partir de um estudo realizado por especialistas de diferentes áreas do conhecimento, as 1.236 denominações de cursos existentes no país foram concentradas em 90 nomenclaturas. Com esta iniciativa, o Ministério da Educação pretende atender pelo menos três objetivos: orientar instituições e estudantes, promover a qualidade do ensino e aumentar o reconhecimento social dos cursos. A Setec prevê revisões anuais do catálogo, ocasião em que as instituições poderão incluir novos cursos.

Com o catálogo, que deverá estar pronto em setembro, os cursos passarão por todas as fases de avaliação previstas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), inclusive o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Hoje, a maioria dos 3.548 cursos superiores de tecnologia é oferecida por centros federais de educação tecnológica (Cefets), universidades e centros universitários. Os interessados em mandar sugestões devem preencher o formulário que se encontra na página eletrônica da Setec.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página