Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Capes avaliará recursos de instituições de ensino superior
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Programa FormAção pela Escola incentiva interação

  • Terça-feira, 04 de outubro de 2005, 08h38

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – FormAção pela Escola é oferecido para gestores, técnicos, conselheiros e representantes da comunidade nos programas geridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Realizado no ambiente colaborativo de aprendizagem e-ProInfo, o programa tem o objetivo de fomentar a interação entre os envolvidos na gestão, com vistas ao acompanhamento, monitoramento e avaliação do seu processo de implementação.

O ambiente utiliza dois tipos de ferramentas: de apoio (agenda, notícias, tira-dúvidas e referências) e de interação (correio eletrônico, fóruns e bate-papo). O primeiro discute o projeto de curso do programa e o segundo, as atribuições dos parceiros. Conforme as necessidades, são feitas reuniões on line. “Estamos criando uma cultura de discussão nas salas de bate-papo. Temos um objetivo para cada reunião. Ao fim da conversa, fazemos uma síntese e encaminhamos aos participantes, via e-mail”, diz a coordenadora nacional do programa, Simone Medeiros.

“Outro objetivo é capacitar os parceiros para a utilização do e-ProInfo como espaço de gestão e de formação. Eles utilizarão o espaço preparado pela coordenação nacional, mas serão organizadores do próprio ambiente, considerando as suas demandas ou necessidades”, afirma Simone.

Os estados do projeto-piloto do FormAção pela Escola têm, no Espaço de Gestão do Programa, ambiente específico. Para a utilização pelas equipes estaduais serão feitas, pelos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), oficinas de administração do e-ProInfo. Os programas geridos pelo FNDE são objeto da formação na primeira etapa. Participarão do piloto, Ceará, Piauí, Rondônia, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em 2005, serão capacitados os envolvidos na gestão do programa: coordenadores estaduais, coordenação de tutoria, responsáveis pelos programas do FNDE nos estados e a tutoria municipal dos 42 municípios participantes do projeto-piloto.

Etapas – Nos dias 26 e 27 de setembro, foi realizada, em Fortaleza (CE), a 1ª Reunião Técnica (Fase 1). O objetivo foi discutir e analisar o programa, propondo encaminhamentos para a sua implementação. De 23 a 25 de novembro, em Goiânia (GO), haverá a 2ª Reunião Técnica (Fase 2) do FomAção pela Escola. A intenção é preparar os envolvidos na gestão do programa para a sua etapa de execução, em março de 2006.

No dia 25 de novembro, em Goiânia, a tutoria do FormAção pela Escola participará da fase presencial do curso Orientação Pedagógica na Educação a Distância. Será a distância, via plataforma e-ProInfo, com 60 horas. O certificado será emitido pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Mais informações podem ser obtidas enviando uma mensagem para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. (Assessoria de Imprensa da Seed/MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página