Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação a distância

TV Escola mostra Escravos de Jó e outras brincadeiras afro-brasileiras

  • Quarta-feira, 16 de novembro de 2005, 12h18

 

A programação da TV Escola de quinta-feira, 17, traz no Salto para o Futuro o episódio Áfricas e Afro-brasileiros nas Videotecas, da série Repertório Afro-brasileiro na Escola, que reflete sobre práticas pedagógicas e faz uma avaliação sobre a responsabilidade da escola na manutenção de estereotipias.

Escravos de Jó, Barra Manteiga na Fuça da Nega e Chicotinho Queimado são brincadeiras que preenchem nosso imaginário social. Por um lado, renovam os contextos de opressão onde foram construídas. Por outro,  carregam uma memória afetiva difícil de ser apagada. O programa aborda a questão da semântica cotidiana expressa nos apelidos e nas brincadeiras que fixam caricaturas a respeito dos afro-brasileiros e africanos. Também trata do tema das ações afirmativas que valorizam a imagem negra nos brinquedos. Por outro lado, o programa aponta para a importância do repertório de danças, músicas e símbolos nas inúmeras manifestações dessa vertente temática, que podem ser instrumentos para a maior densidade na apresentação da referência. Às 19h, 11h e 15h.

Para o ensino fundamental, aulas de geografia, às 7h, com a reprise da série O Mundo Contemporâneo, que alerta para importantes questões e problemas que, nos últimos anos, têm desafiado governantes e populações em escala global. Reapresentação às 9h, 13h, 17h e 22h. Fazendo Escola – O Projeto Político-Pedagógico Passo a Passo é para o ensino médio. O programa mostra as etapas na construção do projeto político-pedagógico, a partir da experiência em escolas que estão iniciando o seu projeto e em outras que estão revendo os objetivos e reformulando esse projeto. Às 12h, 16h e 20h.

Na faixa especial, aulas de espanhol com a série Es Español, curso de 39 aulas de nível avançado, produzido pela TVE da Espanha; Abertura, às 21h e 21h30; e Un Concierto muy Especial, às 21h15, com reprise às 21h45.

A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky), 237 (DirecTV) e 4 (Tecsat) e também por antena parabólica analógica e digital. As grades de programação estão disponíveis no portal do MEC. (Assessoria de Imprensa da Seed/MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página