Educação básica
O presidente da República recebeu os alunos vencedores da 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) na Escola Naval do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira, 15. Na conversa que teve com os estudantes, Lula também falou sobre os investimentos que o governo federal está fazendo para levar o ensino técnico profissional às cidades do interior e para aumentar as vagas das universidades federais. “O jovem do interior do país não precisa mais virar um retirante para estudar na capital”, explicou.
Já o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou a importância da descoberta de talentos entre crianças e jovens das escolas públicas. Os três mil finalistas da olimpíada, entre 18 milhões de inscritos em 2008, disse Haddad, estudam em escolas de 820 municípios. Para ele, isso significa que “talento não escolhe região, classe social ou religião”.
Segundo Haddad, talentos não faltam, o que falta é o poder público oferecer as condições necessárias para que eles se desenvolvam onde estão, seja na cidade, seja no campo, no interior ou num grande centro urbano. O ministro informou aos medalhistas de ouro da Obmep que o investimento público direto em educação no país, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), já é 4,6% e que este é o maior percentual alcançado na história do Brasil. O PIB é a soma de todas as riquezas de uma nação.
Quarta edição – Participaram da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em 2008, cerca de 18 milhões de estudantes da educação básica. São alunos de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e do ensino médio que estudam em 35.913 escolas, de 5.395 municípios. Chegaram à segunda fase da Obmep mais de 700 mil estudantes e, destes, foram selecionados três mil para receber medalhas de ouro (300 alunos), de prata (900) e de bronze (1.800). Além das medalhas, os finalistas participam do programa de iniciação científica da olimpíada, com direito a uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Obmep é uma promoção dos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio. A primeira olimpíada de matemática foi em 2005, com a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas; a segunda teve 14 milhões de estudantes, de 32 mil escolas; na terceira, as inscrições subiram para 17,3 milhões de alunos, de 38 mil escolas.
Rodrigo Dindo
Presidente entrega medalhas a vencedores da 4ª Obmep

Já o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou a importância da descoberta de talentos entre crianças e jovens das escolas públicas. Os três mil finalistas da olimpíada, entre 18 milhões de inscritos em 2008, disse Haddad, estudam em escolas de 820 municípios. Para ele, isso significa que “talento não escolhe região, classe social ou religião”.
Segundo Haddad, talentos não faltam, o que falta é o poder público oferecer as condições necessárias para que eles se desenvolvam onde estão, seja na cidade, seja no campo, no interior ou num grande centro urbano. O ministro informou aos medalhistas de ouro da Obmep que o investimento público direto em educação no país, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), já é 4,6% e que este é o maior percentual alcançado na história do Brasil. O PIB é a soma de todas as riquezas de uma nação.
Quarta edição – Participaram da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em 2008, cerca de 18 milhões de estudantes da educação básica. São alunos de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e do ensino médio que estudam em 35.913 escolas, de 5.395 municípios. Chegaram à segunda fase da Obmep mais de 700 mil estudantes e, destes, foram selecionados três mil para receber medalhas de ouro (300 alunos), de prata (900) e de bronze (1.800). Além das medalhas, os finalistas participam do programa de iniciação científica da olimpíada, com direito a uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Obmep é uma promoção dos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio. A primeira olimpíada de matemática foi em 2005, com a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas; a segunda teve 14 milhões de estudantes, de 32 mil escolas; na terceira, as inscrições subiram para 17,3 milhões de alunos, de 38 mil escolas.
Rodrigo Dindo
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