Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > TV Escola faz homenagem no Dia do Professor
Início do conteúdo da página
Provinha Brasil

Crianças do ensino fundamental prestarão o exame em novembro

  • Terça-feira, 11 de agosto de 2009, 16h09

Cerca de 3,5 milhões de crianças que cursam o segundo ano do ensino fundamental, em escolas das redes públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, deverão responder às questões da segunda edição da Provinha Brasil 2009. O Ministério da Educação enviará a provinha impressa aos sistemas de ensino com sugestão de aplicação no período de 9 a 13 de novembro.


A provinha tem 24 questões de múltipla escolha de língua portuguesa. O objetivo da provinha – que é aplicada pelo professor na sua classe – é estimular as redes a fazer o diagnóstico do aprendizado dos seus alunos. Para cumprir essa finalidade, a prova é aplicada no início e no fim do ano letivo, explica a coordenadora geral da Provinha Brasil do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiza Uema.


Com os dois resultados, diz, os sistemas, diretores, coordenadores e professores poderão comparar, refletir sobre a prática pedagógica e, se apareceram problemas, definir estratégias para solucioná-los.


As 5.563 secretarias municipais de educação, a secretaria do Distrito Federal e as 25 secretarias estaduais (a rede estadual de São Paulo tem avaliação própria) receberão os conjuntos da Provinha Brasil para uso nas suas escolas. O conjunto é composto por diversos itens: prova do aluno; caderno do professor aplicador; um roteiro passo a passo com orientações de como aplicar a prova; um guia de correção, e um documento para os gestores das redes explicando a prova e como usar os resultados.


Tarefas – A realização da Provinha Brasil compreende uma série de atividades que envolvem a Secretaria de Educação Básica (SEB), o Inep e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de parcerias com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A SEB define os conteúdos da prova e faz a licitação da gráfica que fará a impressão; o Inep constrói, pré-testa e define as questões; o FNDE cuida dos recursos de todas as fases do processo. É responsabilidade das secretarias estaduais e distrital informar ao MEC o número de estudantes de suas redes, indicar os locais de entrega dos conjuntos e orientar as escolas. Os dados de 2009 já foram informados.


Calendário – A Secretaria de Educação Básica e o Inep propõem um calendário com três datas: em 31 de agosto, o Inep conclui a elaboração dos 24 testes; até 4 de novembro é o período para a gráfica imprimir as provas e entregar aos correios e estes distribuam para as redes; 9 a 13 de novembro, aplicação da provinha nas escolas.


Em junho, o Inep pré-testou 200 itens, com crianças do segundo ano do ensino fundamental. É desse grupo de testes que sairão as 24 questões da segunda provinha 2009.

Ionice Lorenzoni

Republicada com correção de informações.

X
Fim do conteúdo da página