Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação básica

SEB prepara catálogo para formação de professores

  • Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005, 09h18

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) vai publicar um catálogo indicando todos os materiais - cd-roms, fitas de vídeo, livros, homepages e páginas interativas na Internet - produzidos pelos 19 centros de pesquisa e desenvolvimento de educação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica. Os centros estão enviando os materiais destinados a cursos auto-aplicativos, a distância, presenciais e semipresenciais, ao Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica para aprovação e confecção do catálogo.

Lydia Bechara, coordenadora-geral de política de formação da SEB, destaca que o catálogo será importante para que cada centro tome conhecimento do que os demais estão produzindo. Segundo ela, o catálogo será apresentado durante os seminários regionais articuladores, previstos para abril, maio e junho deste ano, em 10 capitais de diferentes regiões do Brasil. Na oportunidade, o MEC debaterá com os secretários de Educação as políticas de educação infantil, ensino fundamental, livro e leitura e Rede Nacional de Formação Continuada dos Professores. Esses seminários estão sendo organizados pela SEB/MEC com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Uma versão preliminar do documento será discutida dias 3 e 4 próximos, em Brasília, durante o II Seminário da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, que será aberto pelo secretário de Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas Fernandes.

A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, na qual o MEC pretende investir R$ 40 milhões até 2007, é formada por 19 centros de pesquisa e desenvolvimento da educação de universidades de 13 estados. Os centros oferecem formação continuada a professores, principalmente, de 1a a 4a série do ensino fundamental. Trabalham com os seguintes temas: alfabetização e linguagem, educação matemática e científica, ensino de ciências humanas e sociais, artes e educação física e gestão e avaliação da educação.

O MEC estima que, até 2007, os centros formarão 400 mil professores. Desde o ano passado, alguns já começaram a oferecer essa formação para professores e tutores, em suas regiões. Mais informações pelos telefones 61-2104-8672.

Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página