Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pnae: projeto de horta escolar em debate
Início do conteúdo da página
Educação básica

Astronomia e astronáutica são temas de olimpíada escolar

  • Segunda-feira, 28 de março de 2005, 16h14

Despertar nos jovens o interesse pelas ciências da astronomia e da astronáutica. Esse é o objetivo da 7ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e de Astronáutica (7ª OBA), que será realizada no dia 13 de maio nas escolas do Brasil que quiserem participar. A olimpíada, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), é voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio.

A OBA é um evento gratuito e aberto à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, da primeira série do ensino fundamental à última série do ensino médio. A olimpíada ocorrerá nas próprias escolas. Ao final da disputa de conhecimentos, todos os alunos receberão um certificado de participação, bem como professores e diretores envolvidos no processo.

Conforme a organização da olimpíada, não é publicado um ranking de escolas e, em nenhuma circunstância, os resultados obtidos pelas instituições são divulgados. Para o coordenador nacional da Comissão Organizadora da OBA, o astrônomo e professor João Batista Garcia Canalle, a olimpíada tem se mostrado um evento altamente envolvente, pois o aluno, quando se inscreve para participar, acaba estudando voluntariamente os conteúdos que são sugeridos. "A OBA não é uma competição", enfatiza o professor, "é usada como veículo de comunicação dos professores com os alunos. Sabemos da dificuldade dos professores em lidar com esses conteúdos. Então, o objetivo é estimular os docentes, informá-los e enfatizar o que é feito no Brasil em termos de pesquisa na área de astronomia, desenvolvimento de tecnologia, formação de pessoal e na construção e no lançamento de foguetes e satélites", explica Canalle.

Para participar da olimpíada, as escolas precisam cadastrar, na Comissão Organizadora nacional da 7ª OBA, um professor como representante da escola. O formulário está disponível na página eletrônica da OBA. As provas serão enviadas com antecedência aos docentes.

Cristiano Bastos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página