Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > No primeiro dia, número de inscritos passa de 607,2 mil e supera o registrado em 2013
Início do conteúdo da página
Educação básica

MEC apresenta programa de formação continuada de professores em Natal

  • Quarta-feira, 21 de setembro de 2005, 15h34

A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) promove nesta quinta-feira, 22, em Natal, a apresentação do programa Pró-Letramento para dirigentes municipais de educação. Na ocasião, os dirigentes do Rio Grande do Norte - estado com 167 municípios e cerca de 15 mil professores nas séries iniciais do ensino fundamental - poderão manifestar interesse em aderir ao programa.

Criado para melhorar a qualidade da educação básica, o Pró-Letramento oferecerá cursos a distância de 120 horas, nas áreas de língua portuguesa e de matemática, a professores de 1ª a 4ª série ou 1ª a 5ª do ensino fundamental. O programa visa também combater diretamente a deficiência de qualidade da escolarização, detectada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Em 2005, o MEC inicia o Pró-Letramento em quatro estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte. E até 2007 pretende atingir cerca de 400 mil professores. O investimento é de R$ 120 milhões em dois anos.

Os materiais para o curso e a formação e orientação dos tutores é de responsabilidade das dez universidades que fazem parte da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, coordenada pela SEB. O curso é realizado ainda em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) e com estados e municípios que aderirem ao programa.

Jeanete Beauchamp, diretora de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEB, e Leila Lopes de Medeiros, coordenadora-geral de Capacitação e Formação da Seed, participam da reunião representando o MEC. Também estarão presentes representantes da Secretaria Estadual de Educação, do Conselho dos Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Local - O evento será realizado, de 9h às 13h, na Secretaria de Educação do estado, Auditório Angélica Moura – Centro Administrativo do Rio Grande do Norte – BR 101. Telefone: (84) 3232-1489. (Assessoria de Imprensa da SEB)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página