Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo federal lança programa para a implantação de escolas cívico-militares
Início do conteúdo da página
TV Escola

Matemática e sociologia estão entre os temas da Hora do Enem

  • Segunda-feira, 27 de novembro de 2017, 13h34

O programa Hora do Enem, exibido pela TV Escola de segunda a sexta-feira, segue com a série especial que reúne as melhores entrevistas desta temporada relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Nesta semana, professores relatam suas trajetórias individuais na direção da construção das carreiras, enquanto profissionais de diversas áreas falam sobre temas relevantes para formação em qualquer área. Hora do Enem vai ao ar às 7h, 13h e 18h.

A atração começa nesta segunda-feira, 27, com o foco na matemática para inclusão. Vencedora do prêmio Mulheres na Ciência, Cecília Salgado dá diversas dicas sobre o assunto. O estudante indígena Elias Oliveira lembra sua trajetória da aldeia Marubo, no Acre, até a faculdade de engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Já a professora Ana Maria Peixoto explica como criou um método para ensinar desenho geométrico a deficientes visuais.

O telespectador poderá mergulhar em diferentes períodos da história na terça-feira, 28, ao rever entrevistas com o egiptólogo Pedro von Seehausen. Outras atrações do programa são o museólogo Mario Chagas, criador do Museu da Favela e a premiada escritora Mary del Priore, especialista na história da gente brasileira.

Na quarta-feira, 29, o programa traz um mix entre artes e línguas estrangeiras. Primeiro, há um bate-papo com Guti Fraga, fundador do grupo de teatro Nós do Morro; em seguida, a entrevistada é a tradutora de novelas mexicanas e reality shows Natália Estrella.  Mônika Pecegueiro do Amaral, por sua vez, fala do desafio de traduzir ao vivo eventos como os festivais musicais Rock’ n’ Rio, no Rio de Janeiro, e o Lollapalooza, em São Paulo.

Biologia e química são os temas do especial na próxima quinta-feira, 30.  Misturando prevenção de doenças, investigação de crimes e tecnologia a serviço da saúde, será possível rever a conversa com Carolina Batista, diretora médica da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, sigla em inglês de Drugs for Neglected Diseases Initiative); Bruno Sabino, perito em química forense; e Thiago Palhares, engenheiro químico especialista em impressão 3D.

Por fim, na sexta-feira, 1º de dezembro, o assunto será a sociologia para entender o Brasil. Nesse episódio, Land Vieira conversa com os sociólogos Ana Paula Carvalho, especialista em planejamento urbano; Carlos Costa Ribeiro, que estuda o jovem e seu lugar na sociedade; e João Carlos Ehlert, responsável por traduzir o que é o pensamento social brasileiro.

Assessoria de Comunicação Social 

Assunto(s): Enem , tv escola , programação
X
Fim do conteúdo da página