Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Confira o resultado da prova de proficiência em português
Início do conteúdo da página
Educação básica

Prova Brasil começa na segunda-feira

  • Quinta-feira, 01 de novembro de 2007, 10h55

A partir de segunda-feira, 5, a Prova Brasil será aplicada em todo o país. Os estudantes da quarta e da oitava séries do ensino fundamental da rede pública urbana terão de fazer o exame. Estão liberados apenas os estudantes de estabelecimentos de ensino com menos de 20 alunos.

Todas as secretarias estaduais e municipais de educação do país já aderiram à prova. “A participação é voluntária. Entretanto, o comprometimento dos participantes é fundamental para a qualidade dos resultados apurados”, explica o diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Amaury Gremaud.

O Ministério da Educação usa a nota da Prova Brasil para fazer o diagnóstico da educação no país. “A partir das informações da prova, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas para o aprimoramento da qualidade da educação”, ressalta Gremaud.

O resultado da Prova Brasil também é utilizado para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). Na escola estadual Maria Raimunda Balbino, de Rio Branco, por exemplo, a nota do Ideb já é maior do que a média nacional. A nota da escola acreana é de 5,0, quando a média nacional é de 3,8, numa escala que vai de zero a dez.

Para a diretora da escola, Rosenilda Pacífico, a prova que começa na segunda-feira é uma oportunidade de superar as metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “Já temos um desempenho melhor do que a média nacional e vamos manter essa atuação”, garante.

Ana Guimarães

Leia mais...
Alunos se preparam para a Prova Brasil
Conheça o ambiente virtual da Prova Brasil

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página