Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Trabalho social

Terceira idade tem atenção especial de universidade do ES

  • Quarta-feira, 23 de dezembro de 2015, 18h46

A inserção social do idoso, sintonizada com os cuidados exigidos pela velhice, é a proposta das Universidades Abertas à Terceira Idade (UnATI) espalhadas por todo país. Há dez anos, dona Magnólia Pedrina Silvestre encontrou o apoio que precisava na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Lá, são oferecidas gratuitamente consultas médicas e nutricionais, atividades lúdicas e manuais, dança, coral, oficinas de memória além de um trabalho de resgate da história e da cultura do indivíduo.

Quando conheceu a UnATI, dona Magnólia sentia uma apatia comum às pessoas com idade acima de 60 anos. “É nessa fase da vida que ficamos sozinhas, os filhos se casam, os maridos morrem ou vão embora, e ainda paramos de trabalhar”, diz. Hoje com 73 anos, a funcionária pública aposentada é professora de dança sênior em um projeto de extensão da UnATI.

De origem alemã, a dança sênior é praticada em círculos e com músicas alegres, que lembram cantigas da infância. Magnólia afirma que as coreografias trabalham a memória, concentração, lateralidade, reflexo, coordenação motora e paciência. “A dança me fez muito bem, e dar as aulas me faz ainda melhor”, afirma. “Eu me sinto gratificada e preenchida profissionalmente; vou continuar até quando eu puder.”

Além de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos idosos, as atividades desenvolvidas pela UnATI ampliam os conhecimentos essenciais para a formação dos profissionais voltados para o atendimento a pessoas nessa fase da vida. Em 19 anos de história, a instituição atendeu a mais de 4 mil idosos, auxiliou na formação de 190 estagiários do serviço social e ainda possibilitou trabalhos de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Orientadas pelo Núcleo de Estudos e Assessoramento à Pessoa Idosa (Neeapi) do Departamento de Serviço Social da Ufes, as atividades da UnATI são realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. As expectativas para 2016 são ampliar as atividades já existentes em sala de aula e levar as ações da instituição para fora da Ufes, com o projeto UnATI Itinerante.

Facilitar o acesso aos diversos serviços oferecidos pela Ufes, tanto para estudantes quanto para a comunidade externa, é a finalidade do aplicativo Union-Universidade On-Line. Desenvolvida por estudantes do curso de administração, a ferramenta, além das informações sobre serviços gratuitos que a universidade oferece, torna disponíveis o cardápio do restaurante universitário, o calendário acadêmico, notícias, oportunidades de estágio e orientações sobre formas de chegar à Ufes por ônibus, táxi ou bicicleta.

Para quem dispõe de smartphones ou tablets, o aplicativo Union-Universidade Online está disponível para download gratuito na Play Store, para o sistema operacional Android, e em breve, também estará disponível para IOS.
Mais informações na página Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) na internet.

Assessoria de Comunicação Social

Leia também:

Universidade de Brasília oferece à população prática de ioga, esportes e outros serviços

Projeto de extensão de universidade cearense atende crianças com carências nutricionais

Experimentos de universidade paranaense tornam mais fácil aprender física e matemática

Oferta de atividades culturais aproxima população e universidade no Amazonas

X
Fim do conteúdo da página