Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação superior

UFABC define normas para vestibular

  • Terça-feira, 18 de abril de 2006, 04h58

Foto: Wanderley PessoaA Universidade Federal do ABC (UFABC) divulgou resolução com as principais normas do seu vestibular de 2006-2007. As inscrições serão feitas no período de 15 de maio a 16 de junho próximo. O exame, nos dias 16 de julho (primeira fase) e 30 de julho (segunda fase). A universidade oferecerá 1,5 mil vagas, das quais 750 no período diurno e 750 no noturno.

Do total de candidatos aprovados, 500 serão chamados para iniciar as aulas no dia 11 de setembro deste ano. Outros 500, no trimestre que terá início no dia 29 de janeiro do próximo ano. Os demais começarão as aulas em 21 de maio de 2007. O ano letivo será dividido em trimestres, e os sábados serão considerados dias letivos.

A instituição adotará o sistema de cotas. Dos 1,5 mil aprovados, 50% serão alunos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Desse total, 204 vagas serão asseguradas a alunos de raça negra (pretos e pardos) e duas a estudantes de origem indígena.

Uma novidade será o aproveitamento da nota de conhecimentos gerais obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2004 ou em 2005 para a primeira fase do vestibular. A universidade inova ainda na forma de oferecer os cursos. Os aprovados ingressarão inicialmente no curso de bacharelado em ciência e tecnologia, com duração estimada de três anos. Só depois disso seguirão um ramo específico de profissão, que pode ser bacharelado em biologia, ciências da computação, física, matemática ou química, ou engenharia ambiental e urbana, aeroespacial, de energia, de gestão, de instrumentação, de matérias ou de informação, automação e robótica, bioengenharia. Outras opções são licenciatura em biologia, física, matemática ou química. O número de vagas para cada uma dessas áreas não está definido na resolução.

Edital — De acordo com Reginaldo Fracasso, procurador da UFABC, como há grande demanda de informações sobre o vestibular, optou-se por divulgar agora a resolução e, até o dia 2 de maio próximo, o edital, com todas as normas e detalhes. O edital será publicado no Diário Oficial da União e na página eletrônica da universidade, na qual também será encontrado o manual do candidato.

Além da resolução, a página contém um link no qual os candidatos podem tirar  várias dúvidas.

Mais informações pelo telefone 11 4433-0921.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página