Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo federal lança programa para a implantação de escolas cívico-militares
Início do conteúdo da página
Educação superior

Projeto da UFF divulga música brasileira erudita

  • Terça-feira, 11 de julho de 2006, 09h09

O Ministério da Educação vai repassar R$ 600 mil para a Universidade Federal Fluminense (UFF) dar continuidade ao Projeto Música Brasileira no Tempo. Com o trabalho, obras significativas da música sinfônica brasileira em diversos períodos da história do século XX serão gravadas em CD e DVD pela Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da universidade. Este é o segundo volume da série, intitulado Alma Brasileira.

O objetivo do projeto é inserir a música brasileira erudita nos contextos sociais em que as obras foram compostas e gravadas, além de disseminar o estilo musical entre os jovens. O material é distribuído para escolas públicas de todo o país, apresentado na programação da TV Escola e disponibilizado do Portal de Domínio Público, do MEC. O primeiro volume da série - Aurora Luminosa – teve mais de 70 mil exemplares reproduzidos.

De acordo com o diretor do Centro de Artes da UFF e coordenador do projeto, Leonardo Guelman, o segundo volume, Alma Brasileira, será composto de obras dos principais compositores pertencentes à primeira e à segunda geração nacionalista do período de 1905 a 1930, que abrange o ano de 1922, quando foi realizada a Semana de Arte Moderna. O DVD dará ênfase aos principais acontecimentos que afetaram o país nesse período, como a Primeira Guerra Mundial, a Coluna Prestes e a chegada de Getúlio Vargas ao poder, em 1930, marcando o fim da República Velha.

O pré-lançamento do Alma Brasileira será realizado no dia 27 de agosto, durante o Projeto Brasil Profundo - 4º Interculturalidade, no Centro de Artes da UFF. O Projeto Música Brasileira no Tempo prevê a produção de mais dois volumes: Música Viva e Música Nova, que abordarão os períodos entre 1930 e 1985.

Multimídia - O MEC liberou para a UFF, ainda, o repasse de R$ 300 mil para a implantação do Espaço UFF Multimídia. O novo espaço, além de fazer parceria com a área acadêmica na criação de projetos audiovisuais dentro da universidade, servirá como local de difusão da arte eletrônica. Outras informações pelo telefone (21) 2629-5030.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página